Em Paralelo à varanda sobre a arquitectura | Em Paralelo

O escritório de arquitetura Em Paralelo situa-se na cidade do Porto. Porto / Portugal / 2023

2
2 Love 324 Visits Published

A memória de um espaço…


A estrutura, as texturas, a luz…


Este novo espaço nasce da vontade de termos um novo escritório que transmita a nossa imagem, enquanto escritório de arquitetura Em Paralelo e da vontade de homenagear meu pai, Carlos Bernardino Maia Santos, que já tinha ajudado com o início de toda esta nova aventura.


O pai que me ensinou a viver nos meandros da construção, que sempre me disse o quão belo seria projetar, construir e ver "nascer o espaço"… como se de um filho se tratasse…


O pai que hoje não está cá, mas que, orgulhosamente continua a ser enaltecido.


Um pai a quem digo, muito obrigada!


E assim foi, como empreiteiro… e hoje, ainda que de outra forma, mas com muita ternura, continua… com a arquitetura, com memórias no tempo e no espaço que aos poucos se transformam carinhosamente em filhos.


Filhos que nascem, que crescem e que os deixámos ir no seu percurso natural…


Um espaço outrora construído por ele, enquanto empreiteiro e agora habitado por nós enquanto arquitetos.


E foi assim, que este novo espaço nasceu. Da vontade de termos um novo escritório que transmita a nossa imagem, enquanto escritório de arquitetura Em Paralelo e ao mesmo tempo também criar melhores condições para fazer crescer a nossa equipa de trabalho.


Uma nova oportunidade para mostrarmos na vitrine a varanda com história, a guarda dourada que simbolicamente “guarda” tantas memórias e projetos.


A guarda que imprime lembranças, guarda-as e recebe!


E assim, Em Paralelo pensa este novo escritório, com duas frentes, duas ruas, duas entradas de luz. Um local ideal para refletir, para experimentar, para produzir e para viver Em Paralelo com a Arquitetura com 110m2.


Da arquitetura ao design de interiores, do layout ao mobiliário, o escritório Em Paralelo projeta toda esta nova essência.


Sempre houve a vontade de integrar o conceito de “design de interiores” nos nossos projetos.


Esta vontade foi expressa, desde o início em a parceria com a Mood furniture.


A Mood furniture já havia formado outras parcerias connosco no passado para outros projetos que desenvolvemos.


Uma equipa que sempre imprimiu um carácter muito profissional, afável e pontual.


Foi, desta vez com a parceria entre Em Paralelo e Mood furniture que decidimos orientar o trabalho da forma mais descontraída possível.


Sem dúvida uma experiência bastante enriquecedora, quer a nível conceptual, quer a nível prático.


A Mood furniture ainda mantém muito o conceito de “estar parto do cliente”, de sugerir, de mostrar as peças que o cliente pretende.


A interatividade na escolha dos materiais, a dedicação e o cuidado para que os mesmos materiais fossem ao encontro da nossa identidade, da nossa postura gráfica, das nossas tonalidades foi sempre um aspeto extremamente importante para nós e para a nossa parceria.


Tudo se conjugou da melhor forma possível.


Uma zona de entrada confortável e acolhedora, pontuada por duas pequenas poltronas, um corredor interativo que também funciona como biblioteca de apoio ao escritório, uma zona de trabalho para os colaboradores que trabalham connosco que por fim culmina numa sala de reuniões e num espaço de administração/direção.


Assim se foi materializando o nosso novo escritório de arquitetura Em Paralelo, com esta parceria com a Mood Funiture da qual expressamos a nossa maior satisfação.


Um espaço que resultou num ambiente acolhedor, onde se pretende dar continuidade ao nosso projeto de arquitetura, ao nosso espaço.


Um espaço mutável, com uma permeabilidade assumida através de alguns apontamentos nos materiais, nomeadamente biombos com formas distintas como que se de acordeões se tratassem.


Um espaço de trabalho onde para além dos postos de trabalho também é possível debruçarmos-nos sobre esta varanda interior e observar o “mundo exterior”.


Criar momentos de trabalho, mas de pausa, de reflexão.


Momentos estes que podem ser feitos quer numa poltrona quer num puf ou até mesmo numa cabine acústica que nos obriga a uma postura ergonomicamente correta onde podemos desfolhar as folhas de um livro e recolher pensamentos de outros arquitetos, onde nos podemos sentar fora do posto de trabalho para desenhar, para organizar, para expressar.


Onde toda a equipa pode ter esta multidisciplinaridade entre arquitetura e criação, entre criação e desenho.


Em suma, um projeto concebido como uma estrutura viva que oferece a possibilidade de um novo espaço de trabalho que pretende quer acompanhar quer evoluir com o tempo.


Em Paralelo à varanda...


 


 


 


 


 

2 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    A memória de um espaço… A estrutura, as texturas, a luz… Este novo espaço nasce da vontade de termos um novo escritório que transmita a nossa imagem, enquanto escritório de arquitetura Em Paralelo e da vontade de homenagear meu pai, Carlos Bernardino Maia Santos, que já tinha ajudado com o início de toda esta nova aventura. O pai que me ensinou a viver nos meandros da construção, que sempre me disse o quão...

    Project details
    • Year 2023
    • Work started in 2022
    • Work finished in 2023
    • Main structure Mixed structure
    • Client Em Paralelo
    • Contractor Em Paralelo
    • Status Completed works
    • Type Corporate Headquarters / Offices/studios / Interior Design / Custom Furniture
    Archilovers On Instagram
    Lovers 2 users