ALTERNATIF CULTURAL CENTER

Concerto Cabeças e Rua da Arte Brasília / Brazil / 2022

2
2 Love 90 Visits Published

A essência deste Centro Cultural Alternativo está entrelaçada ao resgate cultural da História de Brasília. Um evento que ocorreu na cidade entre 1978 a 1988 o Concerto Cabeças. Após 4 anos da inauguração de Brasília, em 1964, Brasília é interrompida de viver a ideia modernista de cidade Jardim planejada por Lúcio Costa. Os brasilienses são privados de se reunirem em locais públicos e viver o plano original de ocupar os espaços, os jardins! 14 anos depois nasce o Concerto Cabeças fazendo a conexão com 64 com a intenção estrita de mostrar os trabalhos produzidos na capital e preencher os espaços públicos. Trazer a comunidade para viver a cidade Jardim.
O criador do movimento, senhor Neio, abre em seu ateliê na 311 sul, entre a Superquadra e a comercial, exposições de obras de arte e que, logo se torna um local para músicos de todos os gêneros exporem suas melodias. E assim abrem-se as portas para todas as Vertentes artísticas, nascendo, tão logo, a Rua da Arte, que era a humanização do Movimento Cabeças e significava a criação do quintal coletivo! trazendo a participação de todos os tipos de público e todas as Vertentes artísticas com mais de 300 pessoas. As atividades iam de músicas eruditas ao choro, passando pelo rock, apresentação com pianistas, pintores exponenciais da época como Sr. Glenio Biancheti que participou da criação do museu de arte de Brasília. Evandro Mesquita, Regina Casé e outros que fundaram em 1982 o Circo Voador no Rio de Janeiro. Diz o Sr. Neyo “era uma grande oficina ao ar livre. Era muito doméstico. Era uma coisa de quintal. Esse era o projeto de ocupação do espaço público. Não era de ocupação de uma tribo. Era de uma ocupação de uma comunidade com todas as idades”.
A Rua da Arte e o Concerto Cabeças foram disseminados por todo o DF. no evento aconteciam desde poesias, pinturas no rosto, mímicas, teatro de bonecos, oficinas dos mais variados gêneros, que foram importantes para a formação de todos os tipos de profissões inclusive aquelas ligadas à arte como iluminação de palco. O Cabeças alcançou sua finalidade fundamental em 2 aspectos: divulgar os artistas; e despertou em Brasília, sua finalidade primordial, ocupar os jardins!

2 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    A essência deste Centro Cultural Alternativo está entrelaçada ao resgate cultural da História de Brasília. Um evento que ocorreu na cidade entre 1978 a 1988 o Concerto Cabeças. Após 4 anos da inauguração de Brasília, em 1964, Brasília é interrompida de viver a ideia modernista de cidade Jardim planejada por Lúcio Costa. Os brasilienses são privados de se reunirem em locais públicos e viver o plano original de ocupar os espaços, os jardins! 14 anos depois nasce o Concerto Cabeças fazendo a...

    Project details
    • Year 2022
    • Work started in 2021
    • Work finished in 2022
    • Status Competition works
    • Type Parks, Public Gardens / Multi-purpose Cultural Centres
    Archilovers On Instagram
    Lovers 2 users