Apartamento Cubo | Tulli Studio

Tons amadeirados, concreto e preto. Une o aconchego, modernidade, neutralidade, mas com pontos de cor na decoração, como nas almofadas e tecidos. Curitiba / Brazil / 2022

12
12 Love 906 Visits Published

Apartamento Cubo. O lar como uma caverna multifuncional, onde há liberdade para tudo: trabalhar, assistir, descansar e receber. Lugar onde aconchego e modernidade se unem, onde o neutro se faz presente, mas com pontos de cor na decoração, como nas almofadas e tecidos. Bastante espaço vazio entre os móveis, para que tudo seja funcional, mas bem confortável.


O objetivo do projeto foi a renovação do apartamento que se encontra em um prédio muito antigo. Ele possui área de 88m² e ganhou marcenaria nova sob medida, nova iluminação, novas pedras e tampos de mármore e granito. Linhas retas, neutralidade, flexibilidade,  conforto e organização são elementos chaves desse imóvel, além dos pontos de cor, luz do sol, integração e multifuncionalidade que estão extremamente presentes. Na hora da escolha dos materiais, foram escolhidas principalmente concreto, madeira e cor preta como composição primária para os elementos do Apartamento Cubo.


Anteriormente ele já havia passado por uma renovação, porém não foi suficiente para deixar ao gosto da cliente. Nosso escritório foi contratado para traduzir a personalidade dela, modernizar e tornar o apartamento confortável, funcional e que aproveitasse a luz do sol. Na versão original, tínhamos uma planta integrada, inclusive com a suíte. Durante a criação do novo layout, decidimos setorizar o home office para que ele pudesse se transformar em um quarto de visitas quando necessário e isolar a suíte para dar privacidade à proprietária.


Mantivemos o piso laminado amadeirado e o forro em formato de cubos existentes. Evidenciamos os cubos no teto pintando-os de preto e trazendo  iluminação pontual nesses elementos, assim como também mantivemos os pisos e azulejos brancos na cozinha e banheiro da suíte.


O ponto principal do projeto no quesito layout, foi a criação do home office/quarto de hóspedes, de forma que pudesse ser funcional para o dia dia e também abrigar possíveis convidados. Para isso foi construído um grande cubo de marcenaria - que resultou no nome do projeto - onde evidenciamos através da marcação no forro e na iluminação, separando este ambiente através de uma porta de correr com brises composto por uma série de paletas independentes, que ao girar, possibilitam a total abertura ou completo fechamento do ambiente.


Na suíte, criamos um grande guarda roupa com portas espelhadas visando trazer a luz e a natureza da sacada para mais próximo dos outros ambientes. Além disso, utilizamos da assimetria para compor o ambiente, utilizando um abajur com uma mesa de cabeceira do lado esquerdo e um pendente redondo do outro lado. A marcenaria em tons amadeirados e preto faz a relação com o restante do apartamento e traz a personalidade para o quarto. 


Por fim, principal elemento presente na cozinha é o grande passa prato que foi criado para integrá-la com a sala de jantar e a marcenaria que conversa com todo o ambiente. Aproveitando a grande sacada, trouxemos vasos e plantas que finalizam a decoração e que trazem bem estar e boas energias da biofilia para a cobertura desse antigo e ensolarado apartamento localizado no centro de Curitiba.

12 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Apartamento Cubo. O lar como uma caverna multifuncional, onde há liberdade para tudo: trabalhar, assistir, descansar e receber. Lugar onde aconchego e modernidade se unem, onde o neutro se faz presente, mas com pontos de cor na decoração, como nas almofadas e tecidos. Bastante espaço vazio entre os móveis, para que tudo seja funcional, mas bem confortável. O objetivo do projeto foi a renovação do apartamento que se encontra em um...

    Archilovers On Instagram
    Lovers 12 users