Projecto de Reurbanização da rua Frei Caneca | chpbaiocco architecture

1º premio São Paulo / Brazil / 2010

3
3 Love 1,893 Visits Published
Nós, cidadãos, temos em comum um território que cada vez nos pertence menos. As cidades em que exercemos o nosso esforço diário, o âmbito da nossa rotina, nossos mapas de “deveres” e “prazeres”, estão fragmentados em áreas cada vez mais delimitadas. É um conflito antigo, no qual a esfera pública é sugada pelo espiral do privado.

Está em jogo o espaço público, que é um ambiente físico do qual todos os cidadãos podem e devem apropriar-se, não como conceito de propriedade, mas sim como um espaço próprio. Acreditamos que o espaço público é um território que se caracteriza por aquilo que compartilhamos em termos de uso, de liberdades e igualdade. Entendemos o espaço público como a soma, a sobreposição das ações e eventos, estar-caminhar-ler-descansar-jogar-aprender… lugar para tudo e para todos, um espaço híbrido, multicêntrico, dinâmico.

A proposta de requalificação da Rua Frei Caneca tem seu ponto de partida nestas reflexões sobre a cidade e o espaço público. A Rua Frei Caneca, junto com a Rua Augusta está dentro da malha urbana delimitada pela Rua da Consolação ao Norte, a Av. Radial Leste-Oeste a Leste, a Avenida Nove de Julho ao Sul, e a Avenida Paulista a Oeste. Ao longo de sua trajetória a rua muda de aparência e vocação, identificando-se quatro âmbitos ao longo dela, cada um com características próprias. O primeiro, sob a influência da Avenida Paulista, com prédios de escritórios e de serviços, com um grande movimento de pessoas e carros durante todo o dia, possui uma aspecto mais anônimo; ali as pessoas estão de passagem. Neste ponto, destacamos a existência do jardim da antiga maternidade, que está praticamente abandonado e possui um grande potencial como espaço público. No segundo, nas proximidades da Igreja da paróquia do Divino Espírito Santo e do centro cultural italiano, a rua possui uma vocação muito mais residencial com prédios mais baixos e mais casas. É onde se vê a “cara” do bairro. Neste ponto também existe um espaço com um grande potencial, são os jardins da Igreja, que hoje em dia estão cercados e a população não usufrui deles. O terceiro trecho está situado junto ao shopping Frei Caneca onde seu caráter comercial é evidente. Neste terceiro ponto há um lote destinado a estacionamento; também dele podemos tirar proveito como espaço público.

O quarto e ultimo âmbito, ao final da rua, é talvez o menos visitado. Está degradado, mas assim mesmo possui claramente uma vocação boemia ligada à cultura dos velhos tempos da Rua Augusta. Justamente neste ponto a topografia forçou um vazio urbano, é a praça com um forte declive que conecta a Rua Frei Caneca com a Rua Avanhandava, acentuando ainda mais a degradação desta parte. Também este espaço tem um grande potencial.

PARTIDO ADOTADO.

Continuidade e diversificação são os conceitos básicos do projeto da reurbanização Rua Frei Caneca.

CONTINUIDADE: A RUA.
Continuidade como uniformidade, como trajeto e ligação com as outras ruas, como identidade da rua.

DIVERSIFICAÇÃO: A “ÁGORA”
Diversificação como uso, apropriação do espaço, como caráter próprio, como geometria e identidade do espaço.

A RUA.
A idéia do projeto é dar prioridade ao transeunte sobre os veículos, de forma a enfatizar a identidade residencial e comercial da Rua Frei Caneca e transformá-la, seguindo sua vocação de “praça” ou “centro comercial ao ar livre”.
Portanto, após uma análise dos fluxos de veículos, decidimos fazer da Rua Frei Caneca uma via mista de pedestres e carros, em sua parte central, deixando o início e o fim, com livre acesso de veículos.
As partes com livre acesso de veículos são:
1) A parte que vai da Avenida Paulista até a Rua Luis Coelho, pois quem vem pela Rua Augusta precisa poder fazer o “retorno” em direção à Av. Paulista.
2) O último pedaço da Rua Frei Caneca entre a Rua Paranaguá e a Caio Prado para permitir que quem venha pela Rua Augusta em sentido centro possa fazer o retorno e atravessar a própria Rua Augusta em sentido Norte.Na parte Central da Rua Frei Caneca ficará muito clara a idéia de priorizar o pedestre em relação aos veículos, pois estes só poderão circular por uma faixa, que dará acesso aos estacionamentos privados e serviço de carga e descarga aos comércios. Nesses pontos a faixa de veículos se alarga para permitir o estacionamento de veículos temporariamente.
Para garantir a unidade e enfatizar a identidade da rua trabalhamos o Corte, de modo que, na parte norte, sempre será mantida uma parte fixa constituída por uma zona de pedestres e uma faixa que contém todos os elementos que se repetem ao longo desta (árvores, luminárias, bancos, sinalização, etc.…). Esta parte permanece fixa, enquanto que a partir dela a secção é diferente, dependendo se essa parte da rua e de livre acesso de veículos ou para pedestres. Quando se priorizam os pedestres a rua fica ao mesmo nível da calçada e se reduz o espaço por onde os carros podem circular. Garantiremos a entrada e saída do estacionamento do Shopping Frei Caneca mantendo um pequeno trecho da Rua Frei Caneca com duas mãos. O acesso ao Shopping dos veículos que desçam a Rua Augusta será através da Rua Peixoto Gomide até a Rua Herculano de Freitas e daí poderão entrar pela Rua Doutor Penaforte ou pela Rua Frei Caneca. As saídas serão as mesmas, podendo atravessar a Augusta pela Rua Antonia de Queiros em direção Higienópolis.

A ÁGORA.Na análise da rua dentro dos quatro âmbitos, destacamos em cada um deles um espaço significativo, com um grande potencial de espaço público. Estes quatro cenários são os que fazem a diferença, dão a diversidade que a cidade precisa. A melhor forma de dar qualidade a nossas cidades é incluir novos espaços públicos para as pessoas.
3 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Nós, cidadãos, temos em comum um território que cada vez nos pertence menos. As cidades em que exercemos o nosso esforço diário, o âmbito da nossa rotina, nossos mapas de “deveres” e “prazeres”, estão fragmentados em áreas cada vez mais delimitadas. É um conflito antigo, no qual a esfera pública é sugada pelo espiral do privado.Está em jogo o espaço público, que é um ambiente físico do qual todos os cidadãos podem e devem apropriar-se, não como conceito de propriedade, mas sim como um espaço...

    Project details
    • Year 2010
    • Status Competition works
    • Type Public Squares / Urban Furniture / Urban Renewal
    Archilovers On Instagram
    Lovers 3 users