Definied LOOP | Office of Feeling Architecture, Lda

Twin-houses Vila Nova de Gaia / Portugal / 2018

0
0 Love 467 Visits Published

_Defined LOOP_  É um par Habitacional unifamiliar que visa uma inserção territorial disruptiva. Inserindo-se num contexto urbano de expansão construtiva, numa área de Vila Nova de Gaia marcadamente habitacional, onde a envolvente cadastral se apresenta com um carácter orgânico, mesclado entre layers, uns de Plano de pormenor que redesenham o território, e outros de consequência, do passar dos tempos, onde o edificado foi acontecendo fruto de uma vontade individualizada, sem plano de contexto.


 Assim as habitações procuram traduzir na sua imagem esta leitura, por um lado traduzem a vontade individual, expressiva como que de um acto artista e introspectivo se trata-se, numa expressão afirmativa, por outro lado as habitações implantam-se num contexto de plano de pormenor, de uma forma calma e civilizada, debruçada sobre o mar. 


Sob o ponto de vista funcional, a habitação inverte a estrutura típica de uma habitação de dois pisos, em que a tipologia de T4, se articula de cima para baixo, em que a área social se encontra no piso superior permitindo uma exposição visual total ao mar, fazendo da área de estar o ponto principal de articulação interior exterior. Por outro lado a área intima passa para o piso Rés-do-chão a uma cota inferior da cota da rasante do arruamento permitindo o equilíbrio entre a exposição ao exterior, e o recato da zona intima.

0 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    _Defined LOOP_  É um par Habitacional unifamiliar que visa uma inserção territorial disruptiva. Inserindo-se num contexto urbano de expansão construtiva, numa área de Vila Nova de Gaia marcadamente habitacional, onde a envolvente cadastral se apresenta com um carácter orgânico, mesclado entre layers, uns de Plano de pormenor que redesenham o território, e outros de consequência, do passar dos tempos, onde o edificado...

    Project details
    • Year 2018
    • Work started in 2018
    • Main structure Mixed structure
    • Client Prvate
    • Status Current works
    • Type Single-family residence
    Archilovers On Instagram