Plastic Surgery Clinics | BG arquitetura

Porto Alegre / Brazil

4
4 Love 805 Visits Published

Elencamos para mostrar, na Casa Cor 2018, alguns ambientes de uma clínica médica de cirurgia plástica: os que mais glamour possuem e mais interesse podem despertar no público visitante. 


         Os ambientes projetados e materializados tem o propósito de ser a simulação de uma clínica médica dos novos tempos. Eles fogem dos moldes tradicionais e padrões estereotipados - frios, impessoais e assépticos - dos ambientes médicos, e se expõem com personalidade, privilegiando a estética, sem esquecer da funcionalidade e das exigências das normas da Anvisa.


        


As cores que selecionamos não seguem as paletas óbvias e consagradas no meio médico: cores fortes e escuras podem ser escolhidas para deixar os ambientes convidativos e elegantes.


 “Queremos mostrar que o universo médico pode ser muito mais interessante e que os recursos da arquitetura de interiores não podem ficar limitados quando nos deparamos com a necessidade de se respeitarem as normas de saúde impostas pelos órgãos regulamentadores do sistema de saúde brasileiro.”


Imaginando que esta clínica estivesse no Hospital Mãe de Deus Center , por exemplo, ela seria composta por mais ambientes de apoio e até mesmo mais consultórios médicos.  Na Casa Cor ela está sendo representada por três ambientes: recepção, sala do médico e sala de avaliação. Unindo todos, ainda há uma longa circulação, por onde os visitantes acessam a clínica, vindos do espaço externo, onde há uma linda e centenária Figueira.


        


Em destaque, à direita deste espaço de chegada, está a “Sofisticação”. Uma linda escultura em bronze da artista Arminda Lopes (galeria Gravura) que exprime muito bem a intenção de trabalharmos o espaço como um artista que esculpe a sua obra: com cuidado e excelência, remetendo à busca pela forma ideal. A escultura é uma alusão à especialidade médica escolhida: cirurgia plástica.


         Na mesma circulação, o piso de porcelanato Dark (Eliane- Decortiles da Inovar), o forro em madeira Organic (Dell Anno), as paredes revestidas com papel de parede vinílico Vescom (SM concept)  e o banco Gart do designer Ronald Sasson (Sérgio Bertti) compõem um conjunto impactante de entrada.


        


A recepção inicia tendo como foco o balcão em Dekton Sirius (Cosentino), executado pela granitos.com. Ao fundo, a tela da artista plástica Susan Mendes paira sobre o painel da Dell Anno, que sobe formando o forro que se estende até o outro canto da circulação, formando um túnel.


Em destaque, no centro da recepção, está o Sofá Sintra do Studio Saccaro. Na parede que é o foco visual de quem entra, está o painel em vidro Carbone com TV embutida da Dell Anno e Unify Systems. Mas as protagonistas são mesmo as poltronas Bloom, do designer Emerson Borges, que foram elencadas a dedo pela BG, na cor rosa millennial. Mais obras de arte e mais objetos decorativos dos parceiros Casa Bordini  e Galeria Gravura complementam o conjunto. O piso laminado Chamonix (Duratex / Espaço do Piso) dá harmonia e leveza à recepção e também às salas do médico e a de avaliação.


 


A sala do médico é composta por uma mesa de nossa criação, elaborada com um tampo de Silestone Jasmine (Cosentino e Granitos.com) e uma estrutura em inox cor bronze produzida por Sergio Bertti. Sobre ela, o pendente Íris da Munclair (Vértice) se destaca. Compondo o conjunto, estão os móveis da Saccaro (sofá Ronda e a poltrona X de Emerson Borges, a poltrona Mistral do Bruno Faucz) e a cadeira New Aeron da Hermann Miller (Tradesign). O mobiliário todo e os painéis em laca com iluminação que revestem as paredes foram elaborados pela Dell Anno. Muitas obras de arte (Galeria Gravura) ambientam o espaço, juntamente com a obra especialmente criada para o nosso espaço pela artista plástica Ana Alcover, intitulada “Metamorfose”. Além dela, as obras emolduradas e sobre as mesas da artista plástica Carolina Peraca e as esculturas basalto de Mauri Valdir Mene enobrecem os nossos ambientes.


Complementam a decoração as peças cedidas gentilmente pelos parceiros Casa Bordini e Sérgio Bertti.


Na sala de avaliação, os painéis da Dell Anno mesclam-se com espelhos da Guardian (Casa Vidro), e envolvem a poltrona Stante da Natuzzi (Tradesign) iluminada pelo plafon da Everlight (Vértice). Complementam o ambiente o aparador em acrílico (Idea Design), o móvel em acrílico Ghost Buster de Philippe Starck (Tradesign) e a pia quadrada cinza, da Deca. Mais uma obra da artista Ana Alcover, a “Primavera” e a escultura em alumínio “ Mulher”, de Lília Manfroi se destaca neste espaço.


 

4 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Elencamos para mostrar, na Casa Cor 2018, alguns ambientes de uma clínica médica de cirurgia plástica: os que mais glamour possuem e mais interesse podem despertar no público visitante.           Os ambientes projetados e materializados tem o propósito de ser a simulação de uma clínica médica dos novos tempos. Eles fogem dos moldes tradicionais e padrões estereotipados - frios,...

    Project details
    • Status Completed works
    Archilovers On Instagram
    Lovers 4 users