Proposta Edifício Sede IAB/DF + CAU/BR | Julianderson Brandão

Proposta para o Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura e Complementares para a Sede IAB/DF + CAU/BR Brasília / Brazil / 2016

0
0 Love 963 Visits Published

Proposta para o Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura e Complementares para a Sede IAB/DF + CAU/BR


Equipe formada pelos arquitetos Leonardo Palhano, Jose Lucio de Assis Ferreira e Julianderson Brandão


 


Memorial


 


As linhas paralelas remetem ao infinito, que é o limite da imaginação, da criação na arquitetura. Dois edifícios que sediarão as instituições representadas de forma bilateral, porém respeitando a autonomia de ambos (do CAU e IAB), referem aos dois lados de um organismo, que andam paralelos, mas com objetivos análogos.


O conjunto arquitetônico composto por subsolo, térreo e dois pavimentos é marcado por duas lâminas posicionadas diagonalmente em relação ao lote, dividindo a edificação em dois blocos. As lâminas diagonais e os espelhos d’água exercem o caráter de difusão e aproveitamento dos ventos dominantes, potencializando o conforto climático nos pavimentos.


A arquitetura do espaço proporciona o encontro. As cores fortes refletem a contemporaneidade que nossa cidade requer e ainda a função de agradar aos olhos daqueles que observam a arte.


O sistema construtivo e os materiais norteiam o resultado de um edifício que atende aos requisitos de conforto ambiental, estética, economia e conservação do meio ambiente. Por isso a opção pela estrutura metálica, por sua leveza, agilidade na construção e economia de materiais na execução da obra.


O sistema ortogonal da estrutura dos edifícios IAB/CAU é seccionado por duas lâminas em treliças metálicas diagonais, leves, revestidas com placas de alumínio que estão apoiadas nas suas extremidades no solo, ao nível do subsolo.


A fachada, revestida em mármore branco dialoga com a cidade monumental e simbólica nos seus eixos, bucólica e aconchegante nas suas super quadras, é protegida por uma casca metálica, contemporânea, em placas ventiladas que permitem a circulação de ar, proteção contra o excesso de luz e calor mantendo a constante renovação do clima interno.


Os pisos externos em cimento antiderrapante e de circulação interna em cimento polido dialogam e contrastam ao mesmo tempo com o mármore da fachada em um simbolismo forte, belo, singelo e sofisticado ao mesmo tempo. Para os pisos dos ambientes internos optamos por placas vinílicas que permitem boa qualidade acústica, higiene, resistência a água, facilidade de aplicação e manutenção.


Enfim, esperamos que o edifício marque de fato a paisagem modernista de Brasília, com sua volumetria tradutora de toda história arraigada desses órgãos tão importantes para a arquitetura e o urbanismo brasileiro. Que esta manifestação da criação desperte em nós o melhor da inspiração divina.


 


Apenas Dois


 


Dois...


Apenas dois.


Dois seres...


Dois objetos patéticos.


Cursos paralelos


Frente e frente...


...Sempre...


...a se olharem...


Pensar talvez:


"Paralelos que se encontram no infinito..."


No entanto sós por enquanto.


Eternamente dois apenas.


(Pablo Neruda)

0 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Proposta para o Concurso Público Nacional de Projetos de Arquitetura e Complementares para a Sede IAB/DF + CAU/BR Equipe formada pelos arquitetos Leonardo Palhano, Jose Lucio de Assis Ferreira e Julianderson Brandão   Memorial   As linhas paralelas remetem ao infinito, que é o limite da imaginação, da criação na arquitetura. Dois edifícios que sediarão as instituições representadas de forma bilateral,...

    Project details
    • Year 2016
    • Work started in 2016
    • Work finished in 2016
    • Client IAB/BR + CAU/DF
    • Status Competition works
    Archilovers On Instagram