Barqueiro Guest houses | Francisco Guanilho Duarte

Memory, Indentity and Future Portugal / 2012

3
3 Love 705 Visits Published

De modo dar resposta à procura de unidades de alojamento local de referência, cada vez mais significativa no Concelho de Alvaiázere, particularmente no que se refere a níveis qualitativamente mais elevados, pretende a Câmara Municipal de Alvaiázere, recuperar e requalificar a Escola Primária do Barqueiro. Para tanto, esta será reconvertida em duas unidades de alojamento local assentes na valorização dos recursos naturais e ambientais, no caso, na valorização dos recursos hídricos, associados à dinamização das actividades económicas, sociais e culturais deste Concelho.


Este aumento, cada vez mais acentuado, de procura de alojamento hoteleiro de qualidade, bem como o desejo e condições que o actual proprietário possui para nesta unidade hoteleira poder instalar e proporcionar condições de conforto, bem-estar, tranquilidade e segurança, levou-nos a concluir que estão reunidas na excepcional situação geográfico-natural as condições objectivas – localização, enquadramento natural, beleza do espaço, respeito pela Legislação e Ambiente – técnicas e práticas para se poder criar uma unidade hoteleira rara, de elevadíssima qualidade, de integrada operacionalidade e capaz de responder a muitas e variadas carências no sector de alojamento turístico que se evidenciam nesta zona geográfica de Alvaiázere.


Pretende-se desenvolver o Centro de Interpretação Ambiental dos Recursos Hídricos – Barqueiro – denominação que se lhe deseja atribuir – na antiga Escola Primária já desactivada. Desta forma pretende-se recuperar e requalificar um edifício que é uma memória local identificadora de vivências que fazem parte da identidade do Concelho.


Como objectivo principal estabeleceu-se que o desenvolvimento conceptual deste edifício deveria assentar na busca e definição de uma particular imagem em estreita relação com a identidade do lugar, procurando fornecer-lhe um conjunto de características que o tornem numa experiência única, contribuindo, dessa forma, para a valorização da paisagem rural e natural em que se inscreve.
A implantação proposta resulta de uma procura de enquadramento da forma na sua relação intrínseca com o meio natural específico, bem como da contaminação da morfologia desta no desenvolvimento formal do objecto a inserir.
O projecto daí resultante procura afirmar-se como um elogio do lugar e das suas particularidades, tanto na expressão da forma e dos volumes, como na intensa relação do interior com o exterior e na sua própria dimensão do espaço exterior.
Dado tratar-se de um projecto que se desenvolve a partir das referências pré-existentes, a volumetria proposta resulta da relação directa com o espaço, tendo-se optado por ampliar o pré-existente, dando-lhe uma imagem de unidade completamente renovada, criando uma relativa desmaterialização do “monovolume” da edificação já existente, partindo-a em dois corpos complementares.
Esta intervenção pretende criar simultaneamente uma situação de fusão de escalas entre as simetrias do construído e do não construído, permitindo uma leitura integrada da sequência de espaços, volumes e enfiamentos visuais.

3 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    De modo dar resposta à procura de unidades de alojamento local de referência, cada vez mais significativa no Concelho de Alvaiázere, particularmente no que se refere a níveis qualitativamente mais elevados, pretende a Câmara Municipal de Alvaiázere, recuperar e requalificar a Escola Primária do Barqueiro. Para tanto, esta será reconvertida em duas unidades de alojamento local assentes na valorização dos recursos naturais e...

    Project details
    • Year 2012
    • Work started in 2011
    • Work finished in 2012
    • Client Câmara Municipal de Alvaiázere
    • Contractor LIMOCOS
    • Status Completed works
    Archilovers On Instagram
    Lovers 3 users