MASSANA, Edifício de Habitação | Gestus Arquitectos

Maputo / Mozambique

3
3 Love 1,193 Visits Published

É proposto um edifício de forma rectangular, abrindo ligeiramente em leque, com um piso semi-enterrado de estacionamento, um piso térreo aberto também com estacionamento, 15 pisos habitacionais acima do solo, e um piso com terraço e uma sala polivalente que integrará o apartamento do 15º piso. Os pisos de 1 a 15 terão, cada um deles, 1 apartamento T4, com amplas varandas, coroadas por uma piscina exterior. As generosas varandas, que incluem piscinas privadas panorâmicas, promovem a utilização de espaços ao ar-livre e aumentam, assim, o usufruto de cada um dos fogos. Essas varandas não só prolongam física e visualmente os espaços interiores, como protegem os seus vãos da excessiva incidência solar, contribuindo para o conforto térmico dos residentes e para a redução da factura energética do conjunto. Para uma utilização mais desafogada das varandas e das respectivas piscinas, optou-se por alternar as respectivas posições, ficando umas varandas mais à esquerda e outras mais à direita, criando o efeito que se pode observar nas imagens.
O edifício é, ainda, envolvido por um patamar ajardinado, criando um ambiente protegido do exterior, onde domina um alinhamento de sebes. Áreas relvadas, pontuadas aqui e ali por árvores de grande e médio porte, com caldeiras e canteiros de flores garridas completam o panorama paisagístico deste edifício.


Edifício Residencial. Maputo. Moçambique
Gestus Arquitectos
Arquitectura: Ricardo Maia e Moura
Colaboração: Ctarina Semião . Ana Diogo . Tatiana Correia . Inês Barcelos . Carla Guimarães . Rita Laginha 

3 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    É proposto um edifício de forma rectangular, abrindo ligeiramente em leque, com um piso semi-enterrado de estacionamento, um piso térreo aberto também com estacionamento, 15 pisos habitacionais acima do solo, e um piso com terraço e uma sala polivalente que integrará o apartamento do 15º piso. Os pisos de 1 a 15 terão, cada um deles, 1 apartamento T4, com amplas varandas, coroadas por uma piscina exterior. As...

    Project details
    • Status Completed works
    Archilovers On Instagram
    Lovers 3 users