Estúdio Fotográfico Cesar Cury | beto faria

State of São Paulo / Brazil / 2005

0
0 Love 1,016 Visits Published

ESTÚDIO DE FOTOGRAFIA


Projetar um estúdio fotográfico requer o entendimento das necessidades da atividade do fotógrafo. No caso desse estúdio, num momento, uma foto de um anel pode estar sendo feita; no dia seguinte, um caminhão terá que entrar no mesmo espaço. A princípio, o pé direito de 7m poderia parecer um exagero. Essa necessidade fez com que o projeto fosse pautado pelo extremo.


Um estúdio precisa ser um espaço o mais neutro possível. Qualquer objeto a ser fotografado que tenha uma superfície polida, tudo em volta se reflete nele. É uma grande dificuldade. Por isso, o espaço do estúdio é quase todo aberto, com uma única cor neutra, nas paredes e no piso: o cimento cru. No fundo, quatro planos (piso, paredes laterais e a do fundo) são pintados de branco e têm os cantos arredondados, o que se chama de ‘fundo infinito’. A parte administrativa é separada por uma parede-estante, de 6m de altura, bem próxima a uma das laterais do estúdio. Assim como a cozinha e a oficina são divididas por outra, da mesma altura, do lado oposto, deixando a planta livre e configurando um corredor estreito de cada lado. Na entrada do estúdio é uma porta com os mesmos 6m de altura, por 3m de largura, ao lado de um caixilho de correr, da mesma altura, por 5m de largura, ambos de aço. Um banheiro generoso funciona como camarim, quando modelos participam do trabalho. A licença poética ficou por conta do pé direito do banheiro, os 6m, e um caixilho, fino, que rasga um canto e parte do teto. Rasgo estrategicamente desenhado para permitir a entrada luz do sol poente, criando uma luz espetacular.


O estúdio todo tem 190m² : 20x9,5m, construídos no fundo do terreno.

0 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    ESTÚDIO DE FOTOGRAFIA Projetar um estúdio fotográfico requer o entendimento das necessidades da atividade do fotógrafo. No caso desse estúdio, num momento, uma foto de um anel pode estar sendo feita; no dia seguinte, um caminhão terá que entrar no mesmo espaço. A princípio, o pé direito de 7m poderia parecer um exagero. Essa necessidade fez com que o projeto fosse pautado pelo extremo. Um estúdio precisa ser um...

    Project details
    • Year 2005
    • Work started in 2005
    • Work finished in 2005
    • Status Completed works
    • Type Offices/studios
    Archilovers On Instagram