Casa Galeria | MOB Arquitetos

Final de semana excêntrico Campo Grande / Brazil / 2014

2
2 Love 892 Visits Published
O desafio era criar um reduto para os finais de semana no período em que o cliente estivesse no país - já que também possui moradia no exterior. Mas apenas um reduto é pouco para descrever a proposta em questão; um refúgio...um salão de eventos... um estúdio de televisão...uma casa... uma galeria...talvez.

Localizada no condomínio Terras do Golfe em Campo Grande/MS, distante 14km do centro da cidade (daí o termo "excêntrico"), o lote de 1000m² faz divisa, aos fundos, com uma mata densa - plano de fundo para o gourmet externo, onde o cliente tem a intenção de gravar programas de culinária - e com sol nascente à direita - o que fez com que a edificação também se estendesse na porção esquerda do lote, servindo de proteção para o sol poente.

Amante das artes, o cliente gostaria de um local para exibir sua coleção, sendo assim, a proposta foi externar essa intenção na arquitetura e fazer com que logo na fachada principal um grande painel artístico, com tema baseado em algumas peças do acervo do cliente, pudesse receber o visitante. No primeiro estudo (pode-se observar no passeio virtual) foi adotado um tema, porém, em um segundo estudo, ela foi substituída com a ideia de regionalizar a proposta.

Com suporte para um final de semana "agitado", a residência, de forma pavilhonar, apresenta-se como um grande salão para eventos, onde, no ambiente interno, pode-se observar um espaço gourmet para que o morador receba seus amigos e tenha-os perto enquanto cozinha e, dali, também possam assistir a vídeos projetados na grande empena lateral. Já na área externa, que conta com acesso exclusivo à direita do lote, um grande espaço com palco e suporte completo para uma grande festividade. Sendo que todo esse "movimento" fica restrito ao térreo, pois no superior encontra-se os dormitórios, voltados à leste e à área de lazer; e um terraço que abre-se para mata ao fundo do terreno. Para esse pavimento também optou-se por uma segunda alternativa de acesso, que é a escada externa que passa sobre a piscina em direção ao terraço.

Este grande pavilhão conta com estrutura mista de aço e concreto, onde as laterais metálicas funcionam não só para fechamento e sustentação, mas também como filtros solares. Por localizar-se na orientação leste-oeste o tratamento dessas fachadas também foi determinante para a identidade visual da edificação o que fez com que no primeiro estudo fossem adotados painéis verticais com vegetação com as seguintes intenções:

• servir de barreira solar;
• climatizar os ambientes com a irrigação;
• conexão visual entre a vegetação vertical e o entorno.

Porém, foi observado que a manutenção seria um entrave pela periodicidade da ocupação da casa. Sendo assim, opto-se por painéis de chapas metálicas perfurados, onde o diâmetro dos furos são controlados para que haja maiores aberturas onde necessário, aliando também a um desenho, tornando essas elevação em outros dois painéis artísticos.
2 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    O desafio era criar um reduto para os finais de semana no período em que o cliente estivesse no país - já que também possui moradia no exterior. Mas apenas um reduto é pouco para descrever a proposta em questão; um refúgio...um salão de eventos... um estúdio de televisão...uma casa... uma galeria...talvez.Localizada no condomínio Terras do Golfe em Campo Grande/MS, distante 14km do centro da cidade (daí o termo "excêntrico"), o lote de 1000m² faz divisa, aos fundos, com uma mata densa - plano...

    Project details
    • Year 2014
    • Status Completed works
    • Type Single-family residence / Graphic Design / Art Galleries / Lofts/Penthouses
    Archilovers On Instagram
    Lovers 2 users