Ar:Co - Arquitetura Cooperativa

Architecture Firm

0
0 Followers 545 Visits
Ar:Co - Arquitetura Cooperativa 0
Ar:Co - Arquitetura Cooperativa
Três gerações de arquitetos-urbanistas nos juntamos para cooperar uns com os outros, e, principalmente, colaborar para a melhoria da qualidade do ambiente construído Brasil adentro, mundo afora.
Para isso nos dedicamos à produção de encontros, de ideias, de planos, projetos, de objetos, de arquiteturas, de urbanismos.
O que nos une é um otimismo operativo, cooperativo.
Otimismo, pois nos posicionamos a partir de uma atitude otimista, aberta e lúdica de enfocar a realidade de maneira positiva, entendendo que o mundo é um mundo cheio de possibilidades e que os problemas são desafios que nos provocam a pensar e produzir formas inovadoras de ocupação dos territórios.
E cooperativo, - o otimismo-, pois, a partir das conjunturas, sejam elas boas ou más, queremos tirar proveito e produzir resultados que potencializam as preexistências e o contexto. Possibilidades latentes nas pré-existências humanas e materiais, iluminando com olhar transformador o que foi construído historicamente em cada lugar. Tradição-inovação-tradição-inovação....
Nossa produção se dá no sentido de criar mecanismos que revertam as tendências herdadas do modo de produção precedente, como nos provoca o geógrafo Milton Santos. Tendências herdadas que fizeram o planeta estar como está: insustentável!
Para isso apostamos no trabalho coletivo, colaborativo e na inter e transdisciplinaridade. Queremos tirar proveito de distintos modos de ver o mundo e também difundir entre os não arquitetos-urbanistas metodologias de projeto e intervenção no território. Queremos acionar uma vontade ativadora e renovadora não só da própria disciplina arquitetônica, mas da realidade social, cultural , ambiental, econômica e produtiva. Para isso há que se misturar muitos saberes e fazeres, conectados por uma vontade renovadora. E, a partir disso, repensarmos, reprojetarmos e reconstruirmos nossas “cavernas” de modo a que elas, para além de nos proteger das intempéries, sejam espaços de intercambio, aprendizagem e convivência. Um entorno para inter-atuar superando a velha máquina de habitar. Um entorno digno, estimulante, mutante, flexível, surpreendente, expressivo. Uma arquitetura capaz de celebrar e orquestrar a reativação dos sentidos e da diversidade.
Com este largo horizonte, atuamos explorando varias linguagens e metodologias. Palavras faladas e escritas, rodas de conversa com gente de toda idade, desenvolvendo projetos e construindo coisas pequenas e grandes, da cadeira à praça, passando pela casa, pela escola, pelo centro cultural, pela fábrica. Juntando teoria e prática, pensar e fazer.
Para isso atuamos no mundo acadêmico, nas corporações, nas políticas publicas e nas comunidades, num ir-e-vir entre tradição e inovação, reconhecendo e fortalecendo raízes e, ao mesmo tempo, alargando asas.
É para lá que estamos indo.
Ar:Co - Arquitetura Cooperativa
Ar:Co - Arquitetura Cooperativa

Três gerações de arquitetos-urbanistas nos juntamos para cooperar uns com os outros, e, principalmente, colaborar para a melhoria da qualidade do ambiente construído Brasil adentro, mundo afora. Para isso nos dedicamos à produção de encontros, de ideias, de planos, projetos, de objetos, de arquiteturas, de urbanismos. O que nos une é um otimismo operativo, cooperativo. Otimismo, pois nos posicionamos a partir de uma atitude otimista, aberta e lúdica de enfocar a realidade de maneira...

Activities