Convento Monte da Rocha

Convento Franciscano - Fase 1: Casa-Mãe. Beja / Portugal / 2012

12
12 Love 1,475 Visits Published

A Casa Mãe do Convento de São Francisco de Beja hospedará a comunidade Franciscana da cidade e corresponde ao núcleo central de um conjunto, no qual se pretende vir a construir no futuro, por fases, uma Capela, uma zona de retiros, e um Pavilhão Multiusos.


O terreno situa-se a norte da cidade de Beja, numa zona de planície, maioritariamente ocupada por montes e pequenas quintas destinadas à habitação e exploração agrícola. A partir de um ponto no terreno correspondente a uma centralidade, simbolicamente materializada num claustro central, e de uma direcção chave encontrada pela coincidência entre a orientação Norte-Sul e as vistas privilegiadas para a cidade de Beja (a Sul) e a Serra de Portel (a Norte), nascem 4 corpos de planta rectangular, direccionados aos 4 pontos cardeais, que tiram partido da orientação solar e das vistas resultantes.


Desta forma os dois corpos orientados no sentido Nascente-Poente acomodam as áreas de trabalho, biblioteca e capela, tirando partido da sua maior exposição a norte. O corpo dos quartos, orientado por sua vez no sentido Norte-Sul, permite a orientação das celas ao sol matinal, e o corpo da sala do capítulo e refeições, com a mesma orientação abre-se a Poente e a Sul, tirando partido da luz tardia e da singular vista orientada exactamente para o castelo da cidade de Beja. 


 


ARQUITECTURA: Helena Botelho, Filipe Mónica.


COLABORAÇÃO: Rita Ferreira, Carla Figueiredo, Cátia Rangel, Susana Modesto, Ana Filipa Rosa, Gonçalo Matias, Maurício Martins, Joana Ferreira.


IMAGENS: ONstudio.


ESTRUTURAS: Miguel Villar, Dina Martins - Betar.


PAISAGISMO: João Gomes da Silva – Global.


ÁGUAS E ESGOTOS: Andreia Cardoso – Betar.


AVAC: Galvão Teles.


ELECTRICIDADE / ITED: Rúben Sobral.


GÁS: Augusto Teixeira.


SEGURANÇA: António Portugal.


ACÚSTICA: Miguel de Sousa.


TÉRMICA: Isabel Guerra.

12 users love this project
Comments
View previous comments
    comment
    user
    Enlarge image

    A Casa Mãe do Convento de São Francisco de Beja hospedará a comunidade Franciscana da cidade e corresponde ao núcleo central de um conjunto, no qual se pretende vir a construir no futuro, por fases, uma Capela, uma zona de retiros, e um Pavilhão Multiusos. O terreno situa-se a norte da cidade de Beja, numa zona de planície, maioritariamente ocupada por montes e pequenas quintas destinadas à habitação e exploração...

    Project details
    • Year 2012
    • Work started in 2005
    • Main structure Reinforced concrete
    • Client Fraternidade dos Irmãozinhos de São Francisco de Assis
    • Status Current works
    • Type Churches / Monasteries
    Archilovers On Instagram
    Lovers 12 users