CASA MRX | LUIS VENTURA ARQUITETURA
ANSIÃO / Portugal
A Habitação localiza-se num meio urbano junto à entrada Nascente da Vila de Ansião.
O terreno tem dimensões assimétricas com comprimento muito superior em relação à largura, morfologicamente apresenta uma pequena pendente de Sul para Norte. Como confrontações tem a via pública a Sul, e nas restantes estremas habitações.
A implantação é definida pelas limitações naturais e legais, encosta-se ao limite Norte de forma a libertar área a Sul e a fachada principal respeita o alinhamento das construções adjacentes. Ambas datam épocas distintas e possuem características estéticas e construtivas que não beneficiavam de referência ao conceito da proposta, posto isto, pretendia-se que a nova construção se autoidentificasse.
Enquanto exercício de Arquitetura, a forma tornou-se a formula. A disposição longitudinal de um conjunto de volumes paralelepipédicos assentes uns sobre os outros, quase que arestas com arestas criam uma composição de cheio – vazio que ao longo do dia é evidenciado consoante a alteração da luz e sombra.
A interação entre os volumes foi planejada para que cada volume e cada vazio dessem lugar a uma função programática resultando numa sequência espacial coesa.
Os espaços internos foram desenhados através da lógica da sua geometria, da disposição solar e da resposta à principal premissa dos clientes, garantir privacidade.
Ao nível do rés do chão um vazio surge como estacionamento e acesso à habitação, com uma relação muito direta com a via pública, abrigados por um volume onde se desenvolve o quarto principal. Posteriormente surge o escritório como um primeiro volume ao nível térreo e a sala de estar e jantar como um vazio cobertas pelo volume dos restantes dois quartos. Na sucessão, termina com a zona de serviços e um espaço de convívio que ladeiam um terraço a céu aberto.
Ao nível do primeiro piso organizam-se três quartos, cada um está orientado num sentido e dispõe de uma varanda com vistas desafogadas. Os vãos indiretos e os guarda corpos compostos por um pano de parede garantem que não haja relação visual entre a cota do piso térreo e o interior.
A materialidade baseou-se em opções económicas, duradoras e sem necessidade de manutenção. Destaca-se a cor branca, o mármore e a madeira de freixo.
A Habitação localiza-se num meio urbano junto à entrada Nascente da Vila de Ansião. O terreno tem dimensões assimétricas com comprimento muito superior em relação à largura, morfologicamente apresenta uma pequena pendente de Sul para Norte. Como confrontações tem a via pública a Sul, e nas restantes estremas habitações. A implantação é definida pelas...
- Status Completed works
comment