Residência RN | Jacobsen Arquitetura

Itaúna / Brazil / 2020

50
50 Love 4,662 Visits Published

A residência RN foi projetada para um casal, seus filhos e netos passarem finais de semana e férias à beira de uma grande represa, num aprazível local onde se destacam as possibilidades de integração entre a arquitetura e a natureza.


A partir das visitas iniciais ao local de projeto, identificamos as potencialidades cênicas da grande represa que dominava a paisagem. De modo a aproveitar as inúmeras opções de divertimento náutico presentes no local, erguiam-se várias casas de veraneio nas cercanias da represa. Em geral, essas casas estavam situadas o mais próximo possível da linha d´água. No próprio terreno da família, já havia uma casa implantada em localização muito próxima às margens da represa.


A análise do local nos permitiu identificar os princípios que norteariam o desenvolvimento do projeto. Chamava a atenção uma frondosa árvore nativa, da espécie Vinhático, que estava localizada aos fundos da casa existente. Percebemos, inclusive, que a vista da represa era mais ampla e desobstruída a partir de um ponto de vista mais elevado e recuado em relação à água, devido à suave declividade da topografia.


Dessa maneira, o projeto foi desenvolvido em torno da árvore, de modo a criar uma grande área plana e ajardinada, definida pelo nível das raízes. A planta térrea, que assume contornos assimétricos, enquadra o pátio, delimitado lateralmente por salas e varandas e, aos fundos, por dormitórios. Assim, todos os ambientes da residência foram dotados de ampla vista para a área externa.


Outro elemento importante foi a criação de um deck de madeira sob a copa do Vinhático, com o objetivo de conectar a casa ao jardim de forma natural.

Nas outras extremidades da residência, estão situadas as áreas de serviço, orientadas lateralmente, o acesso coberto de carros. Nesse local, portas pivotantes abrem completamente o hall de entrada, onde um “jardim” de pedras de minério de ferro lembra a vocação produtiva região, buscando estabelecer conexões com a especificidades da região.


Seguindo esse raciocínio, buscamos utilizar materiais de acabamento que remetessem à tipologia da “casa de fazenda” brasileira. Nesse sentido, o granito aparece tanto nos muros de pedra, como no piso das áreas sociais. Optamos, também, pelo uso da madeira freijó, aplicada no forro e nos painéis vazados dos dormitórios.


A madeira assume protagonismo para o desenvolvimento do projeto, permitindo a configuração de um conceito espacial contemporâneo. Propiciando a integração das áreas externas e internas, o uso da madeira foi articulado à criação de espaços dotados de luz natural filtrada, além de contribuir com a exibição de importantes peças de arte e do próprio mobiliário interno da residência.


 


Photography: Fernando guerra fg+sg

50 users love this project
Comments
View previous comments
    comment
    user
    Enlarge image

    A residência RN foi projetada para um casal, seus filhos e netos passarem finais de semana e férias à beira de uma grande represa, num aprazível local onde se destacam as possibilidades de integração entre a arquitetura e a natureza. A partir das visitas iniciais ao local de projeto, identificamos as potencialidades cênicas da grande represa que dominava a paisagem. De modo a aproveitar as inúmeras opções de divertimento...

    Archilovers On Instagram
    Lovers 50 users