RR Apartment | Pascali Semerdjian Architects

São Paulo / Brazil / 2021

29
29 Love 3,531 Visits Published

Localizado no Bairro da Barra Funda em São Paulo, o Apartamento RR foi projetado para um casal sem filhos. Inicialmente procuramos atender as demandas do programa proposto e a partir daí otimizarmos as soluções da forma que achássemos adequado.


O projeto possui alguns elementos especiais que aconteceram ao longo do seu desenvolvimento e após a conclusão da planta. Marcamos alguns desses elementos com curvas, como por exemplo a varanda da churrasqueira em madeira pelo lado interno e branca pelo lado da sala, como se tivéssemos um miolo e uma casca. Esse mesmo conceito surge de uma forma diferente nos armários que formam um volume próximos à cozinha: uma quina em madeira aflora de duas curvas brancas em um plano. Sem curvas, mas com o mesmo conceito da casca, temos um plano de madeira sobre a cozinha que projeta luz indireta no ambiente e serve como apoio e prateleiras.


Outro pedido do cliente foi para que empregássemos cores no projeto de alguma maneira inusitada. Fizemos então o forro do banheiro do casal em um tom de rosa e com uma sutil curvatura em suas quinas. Utilizando rejunte rosa, deixamos uma impressão de que a tinta do forro escorre e preenche os espaços entre os azulejos.


Houve uma incompatibilidade inicial entre as informações fornecidas pela construtora e o que de fato estava construído no apartamento. Com o início do projeto antes da entrega das obras, tivemos que refazer trechos do projeto para adaptá-lo à realidade do local. Essas mudanças tiveram que ser reaprovadas pelo cliente, o que acaba sempre gerando alguma frustração, já que a primeira solução costuma criar uma paixão inicial.


De maneira geral, o Apartamento foi construído de forma bem convencional com paredes em alvenaria, forro de gesso etc. Porém utilizamos aqui o piso em porcelanato em todos os espaços, não a pedido do cliente, mas sim por “eliminação”. Os pré-requisitos do cliente para esse piso – frio, bom custo benefício, estável e sem possibilidades de trincas no futuro e de fácil limpeza e manutenção nos levou ao porcelanato. A marcenaria é toda em Freijó e pintura gofrato branca.


A planta do Apartamento não nos permitia grandes mudanças especialmente por interferências estruturais. Então sua configuração principal como a localização dos cômodos foi mantida. Alteramos circulações e acessos aos ambientes bem como integramos a cozinha ao estar, que era um pedido direto do cliente. A varanda foi também integrada ao estar através de seu envidraçamento, porém visualmente “separada” através de seu formato curvo.


 

29 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Localizado no Bairro da Barra Funda em São Paulo, o Apartamento RR foi projetado para um casal sem filhos. Inicialmente procuramos atender as demandas do programa proposto e a partir daí otimizarmos as soluções da forma que achássemos adequado. O projeto possui alguns elementos especiais que aconteceram ao longo do seu desenvolvimento e após a conclusão da planta. Marcamos alguns desses elementos com curvas, como por exemplo a varanda da...

    Project details
    • Year 2021
    • Work finished in 2021
    • Status Completed works
    • Type Apartments / Interior Design / Refurbishment of apartments
    Archilovers On Instagram
    Lovers 29 users