Apartamento RETORNO | Leonardo Tulli

Reforma Residencial Curitiba / Brazil / 2021

12
12 Love 2,796 Visits Published

Retorno: termo que evoca não só um deslocamento no espaço tátil, como um mergulho em uma temporalidade nostálgica. Retornar, enquanto ato, é sempre um trinómio de "quem", "onde" e "quando". Por isso, a missão de criar esse impacto de voltar às origens deve ser ainda mais cautelosa, pois cada novo pedacinho de parede deve abrir caminhos para um novo regresso a si mesmo.


A família desse apartamento, mesmo saindo, nunca esqueceu de seu imóvel no Bigorrilho, em Curitiba, bem localizado e com uma ótima planta baixa. Os anos se passavam e o interesse de reformar e voltar ao local, agora alugado, crescia. Depois de algumas pesquisas, a Tulli foi contratada para aproveitar o máximo dos interiores e modernizar a residência definitiva.


Logo na entrada se percebe a integração da sala com a sacada. Além de ampliar o espaço, a intervenção do Studio deu lugar a uma linda mesa suspensa ligando os ambientes e combinando com a vista do 14º andar. Junto às nuvens e sem suportes abaixo, a estrutura parece estar flutuando. A antiga sacada agora deu lugar a um cantinho de leitura com um banco também sem apoios.


Compondo a mesa de jantar, foi desenvolvido um painel ripado com iluminação linear difusa que cruza leds verticais e horizontais, imitando a progressão natural da luz solar vista das janelas. O painel e a mesa flutuante se ligam a um móvel de madeira com detalhes minimalistas.


Essa marcenaria compõe a parte de baixo de um pilar em cimento queimado. Ao contrário da tradicional técnica de esconder eixos estruturais com tons neutros, a Tulli ousou com uma pintura estilo industrial para criar um ponto focal. A textura em cinza contrasta com o bege de uma parede de revestimento de tijolinho da Brick Studio do lado oposto, a qual dá um estilo levemente rústico ao design moderno do restante do ambiente. Um jardim vertical com cachepots metálicos pretos - design autoral Tulli Studio - se inicia logo que acaba a longa parede de tijolos. Tanto o painel como os suportes, ambos seguindo a linha industrial, foram desenhados especificamente para o projeto.


Juntamente com eles também foi projetada uma porta de correr com vidro semi transparente que separa a cozinha da sala. A opção encontrada dá privacidade para a cozinha, mas ainda mantém interligação entre ambas, basta deslizar para o lado.


Por dentro, a cozinha trabalha um design em branco com nichos e armários, mas mantém o contraste com a madeira. Um painel com porta pivotante oculta feito nesse material é visto ao fundo escondendo uma nova área de serviço, antiga dependência de empregados reformada. A paginação do revestimento branco com semi círculos negros traz um ar lúdico para o frontão.


O corredor central segue a linha minimalista, contendo apenas uma arandela com luz indireta na entrada e um quadro azul já aludindo à cor base dos dois quartos em ambos os lados e ao banheiro social que fica na primeira porta logo ao adentrá-lo.


O banheiro social é o primeiro ambiente a fazer uso da cor como elemento principal da composição. Nele, os tons esverdeados e cítricos, com revestimentos da Portobello, trazem a sensação de frescor para dentro do apartamento e uma porta dobrável de vidro leitoso faz do cômodo versátil, podendo funcionar como um lavabo. O escritório logo adiante é um pouco mais tradicional no uso das cores, mas inovando com a estante sob medida na cor madeira e nichos assimétricos que comportam uma TV, livros e objetos de decoração.


O quarto de visitas conta um elegante armário de vidro branco leitoso com puxadores metálicos, uma iluminação na cabeceira e duas arandelas na lateral, sendo o painel acima da cama num belo tom de cinza. A suíte tem um conceito similar, porém com o uso de um azul marinho que remete a um pôr-do-sol mais entardecido. Assim como outros detalhes do projeto, a ideia era trazer elementos externos para o interior do apartamento. Isso se observa também na iluminação do painel, mas agora com um nicho ao lado da cama que adentra num armário em "L" também feito em madeira.


Ao invés de arandelas, aqui foi usado um abajur preto em cima de uma mesa de cabeceira erguida do chão. Escondido atrás do painel de madeira da TV, o suntuoso banheiro da suíte completa o projeto, com uma torneira de parede preta, uma cuba esculpida em quartzo branco e revestimentos também da Portobello compondo um nicho cinza.

12 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Retorno: termo que evoca não só um deslocamento no espaço tátil, como um mergulho em uma temporalidade nostálgica. Retornar, enquanto ato, é sempre um trinómio de "quem", "onde" e "quando". Por isso, a missão de criar esse impacto de voltar às origens deve ser ainda mais cautelosa, pois cada novo pedacinho de parede deve abrir caminhos para um novo regresso a si mesmo. A família desse apartamento, mesmo saindo, nunca...

    Archilovers On Instagram
    Lovers 12 users