PROJETO GUAÍBA MALL (COBERTURA DA ESTAÇÃO MERCADO TRENSURB) | Rodrigo Baialardy

Porto Alegre / 2021

1
1 Love 509 Visits Published

A Estação Mercado fica localizada em frente ao Mercado Público no coração do centro histórico da cidade, um lugar com muita história para contar. De um lado da linha do trem da estação ficam localizados os armazéns do Cais Mauá, o Terminal Hidroviário e o rio Guaíba, com suas belas paisagens. Do outro lado fica o centro histórico de Porto Alegre com sua arquitetura, com o Mercado Público, Palácio do Comércio, Paço Municipal, Terminal de ônibus Parobé, além de praças, largos, repartições públicas, comerciais e um grande número de lojas e ambulantes, gerando uma grande movimentação pulsante todos os dias pelas suas calçadas e vias, com fluxos em todos os sentidos, desde o início da manhã até o começo da noite.


A linha do trem onde foi construída acabou separando o rio do centro da cidade. Essa região, como todo o restante do centro, é um pouco degradada e perigosa, principalmente à noite quando a movimentação diminui com o fechamento do Mercado Público e do comércio em volta, acabando com os atrativos após esse horário, gerando um clima perigoso e deserto.


Esse projeto eu criei pensando em dar um grande presente para a cidade, ele será um espaço para contemplação do futuro Cais Mauá e Cais Embarcadero, vai transformar o centro, com a premissa de trazer o rio Guaíba e o cais, novamente ao encontro do centro e das pessoas. O Projeto do Centro Comercial fica localizado na cobertura da plataforma do trem, ele tem importante valor para o seu entorno, além de conectar o rio novamente à cidade, vai gerar uma requalificação importante na estética da paisagem, gerando conexão entre os transportes intermodais, tais qual o rodoviário, ferroviário e hidroviário. Através de passarelas para pedestres e ciclistas, interligando a praça em frente ao mercado, ao centro comercial projetado e ao cais, restabelecendo a conexão da cidade com o rio, a qual foi perdida com a construção do muro e do trem na década de 70 e 80 gerando a atual separação.


É um projeto com uma arquitetura que respeita e dialoga com o patrimônio histórico e cultural do centro, trazendo uma arquitetura contemporânea na sua linguagem, fazendo o projeto um marco, embelezando a paisagem tanto para quem passa de carro, ônibus, bicicleta ou a pé. Com conceito “Portal de entrada da cidade”, dá o pontapé inicial na transformação e revitalização do centro histórico, gerando uso de dia e à noite, com seus bares, restaurantes, boates, lojas, jardins e passarelas com vista em 360 graus para rio e o cento da cidade, do pôr do sol às noites de lua cheia, trazendo segurança e vida social 24 horas por dia, para essa região atualmente quase deserta e escura nas noites, a qual é o coração de Porto Alegre. Imagino esse Centro Comercial um complemento turístico importante ao projeto do Cais Mauá, remetendo ao Porto de Barcelona ou Puerto Madero em Buenos Aires. O projeto da Passarela Estaiada é uma referência a uma harpa, em homenagem ao estilo do mestre arquiteto Santiago Calatrava, já imagino construído durante a noite com um show de luzes coloridas, correndo nos fios de aço, inspirada em cidades como Dubai ou Singapura à noite.


Com o conceito primordial de tentar gerar movimentação e por consequência segurança, dia e noite, tentei fazer uma arquitetura harmônica e contemporânea que encantasse os cidadãos e trouxesse um pouco mais de autoestima para o centro cidade. Atualmente sem uso, a cobertura da plataforma do trem, pertencente a uma estatal, se localiza numa área importante e histórica da cidade. Mesmo não tendo sido ofertada essa área para fazer o projeto, eu enxerguei nessa laje de cobertura, após análise técnica, o sonho de um projeto importante que todo arquiteto pensa em um dia fazer.


Em arquitetura, ideia, conceito, espaços bem resolvidos e as técnicas construtivas bem feitas são considerados o ápice de um projeto excelente, eu considero ter atingido essa máxima com esse projeto para a Trensurb, após análise da estrutura da Estação Mercado, “bolei” uma ideia em uma das madrugadas de trabalho.


“Descobri um terreno para um Centro Comercial, que é a estrutura existente da laje de cobertura da plataforma da estação do trem. É uma estrutura superdimensionada, com capacidade estrutural para receber uma grande edificação, devido ao tamanho da sua laje nervurada. Propus um retrofit de um centro comercial que vai novamente conectar a cidade com o rio, gerando uma ligação através de passarelas, com lazer, mobilidades urbanas e atrativas como praças, lojas, restaurantes e boates, em um espaço único e com uma vista panorâmica incrível, junto aos terminais do catamarã, trem e ônibus, todos conectados aos pedestres. São 6.000 m² de adição de área de terreno na cobertura da Estação Mercado, para a Trensurb  implantar um projeto comercial e espaços públicos que valorizam a cidade como um todo que valem milhões de reais em patrimônio”. 


Autor do projeto e texto: Arq. Rodrigo Vieira Baialady

1 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    A Estação Mercado fica localizada em frente ao Mercado Público no coração do centro histórico da cidade, um lugar com muita história para contar. De um lado da linha do trem da estação ficam localizados os armazéns do Cais Mauá, o Terminal Hidroviário e o rio Guaíba, com suas belas paisagens. Do outro lado fica o centro histórico de Porto Alegre com sua arquitetura, com o Mercado Público,...

    Project details
    • Year 2021
    • Work started in 2020
    • Work finished in 2021
    • Main structure Mixed structure
    • Client Trensurb
    • Contractor M. Stortti
    • Status Current works
    • Type Parks, Public Gardens / Public Squares / Urban Furniture / Government and institutional buildings / Railway Stations / Urban development plans / Restoration of old town centres / Landscape/territorial planning / Feasibility Studies / Business Centers / Shopping Malls / Tourist Facilities / Bars/Cafés / Pubs/Wineries / Restaurants / Discos, Clubs / Leisure Centres / Urban Renewal / Marinas / Bridges and Walkways / Strategic Urban Plans / Building Recovery and Renewal
    Archilovers On Instagram
    Lovers 1 users