STUDIO

Studio in Lisbon Alcântara / Portugal / 2020

9
9 Love 1,556 Visits Published

PT //


Localizado numa das zona operárias com ligações privilegiadas de vias ferroviárias e marítimas de Lisboa, Alcântara é, actualmente, um dos principais pólos criativos da cidade entre moda, música, arquitectura, design, publicidade entre outros. Aqui surgiu a oportunidade de reabilitar um dos pequena unidade de armazém-loja com o objectivo de convertê-lo num espaço multifuncional que pudesse dar resposta aos inúmeros usos possíveis pelas áreas ali desenvolvidas - inclusivamente adoptar as várias áreas em simultâneo e funcionar como coworking, uma das modalidades de espaço de trabalho mais procuradas nos últimos tempos.

A intervenção incide sobre um piso térreo com 240m2 de um edifício de habitação construído em meados do século XX com materiais tradicionais, sem alto valor arquitectónico-decorativo ou de relevância histórica.
Foi intenção do projecto dignificar os materiais rústicos e de carácter fabril tirando partido da construção como imagem principal e mantendo toda a estrutura pré-existente, deixando à vista a história das paredes em tijolo maciço, como também admitindo as tubagens adicionadas preservando e contribuindo para a caracterização industrial própria do sitio.
Assente neste ímpeto à memória, o gesto pretende-se distinto mas singelo.

No espaço de entrada tira-se partido da altura do espaço, criando um patamar intermédio através de uma mezzanine em estrutura metálica branca e umas escadas de acesso em chapa metálica quinada, uma peça leve amparada por uma das paredes pré-existentes. De seguida, um espaço intersticial polivalente pontuado pelas iluminação suspensa, onde sobressaem as novas infraestruturas - motor que realça o desenho do próprio espaço.
Programaticamente, o projecto abrange ainda dois espaços de reunião segmentados por uma coluna de prateleiras em chapa metálica branca e vidro aramado, uma cozinha de apoio num objecto criado em cantoneiras de ferro, duas instalações sanitárias, arrumos e ainda um espaço distinto a tardoz. Aqui encontra-se um pátio exterior com acesso pelas zonas comuns, sala de reuniões e cozinha. Orientado a nascente este oferece luz natural ao espaço interior pelos seus envidraçados, uma caixilharia desenhada e fabricada no local, em cantoneiras de aço pintada de branco.


O interior é pontuado com luz artificial num jogo de lâmpadas suspensas e fitas de LED, reflectindo tanto a irregularidade e textura própria da argamassa e do tijolo como em contradição o pavimento liso e sem textura do microcimento.

9 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    PT // Localizado numa das zona operárias com ligações privilegiadas de vias ferroviárias e marítimas de Lisboa, Alcântara é, actualmente, um dos principais pólos criativos da cidade entre moda, música, arquitectura, design, publicidade entre outros. Aqui surgiu a oportunidade de reabilitar um dos pequena unidade de armazém-loja com o objectivo de convertê-lo num espaço multifuncional que pudesse dar resposta aos...

    Project details
    • Year 2020
    • Work started in 2019
    • Work finished in 2020
    • Status Completed works
    • Type Office Buildings / Offices/studios / Factories / Industrial facilities / Interior Design / Custom Furniture / Recovery/Restoration of Historic Buildings / Recovery of industrial buildings / Art studios/workshops / Building Recovery and Renewal
    Archilovers On Instagram
    Lovers 9 users