Apartamento Lido 501 | Atelier Aberto

Interior Design Porto Alegre / Brazil / 2020

1
1 Love 374 Visits Published

Esse apartamento de apenas 30m², paredes em ângulo e uma planta baixa bastante irregular, um dia foi um quarto de hotel.


No centro histórico de Porto Alegre, o Hotel Lido foi por anos uma referência para quem buscava uma acomodação próxima da Praça da Matriz e do Mercado Público da capital. No entanto, a nova demanda por apartamentos pequenos fez desse hotel um coliving.


O cliente buscou o escritório com objetivo de transformar o seu investimento, o pequeno apartamento, em acomodação temporária tipo Bed and Breakfast, mas que comportasse também as necessidades de uma moradia menos provisória, caso necessário.


O antigo quarto de hotel deveria comportar uma cama de casal, sofá-cama, armário, mesa de trabalho, cozinha e banheiro.


O desafio de deixar o espaço mais regular foi a premissa inicial do escritório. A busca por linhas paralelas resultou no conceito do projeto. Um grande armário, que se resume em um volume branco multifuncional, esconde o “zigue-zague” da planta e comporta banheiro, cozinha, além de espaço para roupas e mantimentos. Alinhado a este volume, a iluminação, em perfilado industrial liso pintado de preto e spots direcionáveis, acompanha o principal fluxo do apartamento, conformando um “L” e iluminando a passagem.


As prateleiras à direita de quem entra comportam a televisão, plantas, livros e objetos de decoração. A janela, que dá para a rua e para a fachada frontal do edifício, foi suprida por um “marco” de madeira, que dá acabamento às paredes descascadas e um cortineiro com uma prateleira acompanhando toda a parede da janela. Essa prateleira foi concebida para acomodar plantas, que trariam um pouco de verde para dentro de casa, já que do lado de fora a selva de pedras do casco histórico de Porto Alegre é o que predomina.

1 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Esse apartamento de apenas 30m², paredes em ângulo e uma planta baixa bastante irregular, um dia foi um quarto de hotel. No centro histórico de Porto Alegre, o Hotel Lido foi por anos uma referência para quem buscava uma acomodação próxima da Praça da Matriz e do Mercado Público da capital. No entanto, a nova demanda por apartamentos pequenos fez desse hotel um coliving. O cliente buscou o escritório com objetivo de transformar...

    Project details
    • Year 2020
    • Work started in 2020
    • Work finished in 2020
    • Status Completed works
    • Type Apartments / Interior Design / Custom Furniture / Lighting Design / Lofts/Penthouses / Furniture design
    Archilovers On Instagram
    Lovers 1 users