Projeto Empresarial | Aline Oliveira

Botucatu / Brazil / 2020

2
2 Love 212 Visits Published

Projeto para uma sala comercial, o intuito foi trazer permeabilidade e um pouco de privacidade, então temos frestas entre os nichos da estantes que serão preenchidos por livros, e formam uma sala de reunião com 6 lugares, brises que foram usados para formar paredes e criar duas salas, o fluxo da recepção é muito pontual então criamos um balcão de atendimento com o campo de visão mais aberto, ou seja não tem aquela testeira ou rodabanca sobreposta no balcão que delimita a visão de quem chega assim quem vai trabalhar ali tem um campo de visão mais aberto isso ajuda o descanso da vista e da mente, um ponto muito importante deste projeto também é a biofília, trouxemos ela através de texturas e cores. A profundidade do oceano, a cor da areia, característica da rusticidade da pedra e o verde do cerrado. A biofilia é construída a partir de elementos que remete a natureza, e os elementos dela são muitos ❤️



Azul Profundo 


Quando você fica com os olhos fitos para o horizonte na janela da sua casa ou no pico de uma montanha que são duas dimensões bem diferentes isso te ajuda a relaxar? sua mente se conecta com você, com seus pensamentos de forma diferente, seus problemas não somem, mas o sentido de reflexão aparece sem que você se sinta estressado, isso acontece com você? comigo sim.
Isso tem haver com dois fatores a horizontalidade e a cor azul.


O azul é uma cor profunda, fria, íntegra, simpática, calmante, ligada a fidelidade, autoridade é uma cor espiritual.


De acordo com Eva Heller (2000) o azul está ligado a virtudes intelectuais: (aumenta a nossa racionalidade) a inteligência, a ciência e a concentração. Ele amplia nosso senso de tempo e aumenta nossa produtividade.


Algumas pesquisas dizem que ele reduz o batimento cardíaco, isso afirma as sensações que sinto quando digo que olhar para o céu é desestressante.


Então olhar o horizonte, o céu ou a profundidade do mar influenciam nossas emoções?
De certo que sim, já reparou que em filmes de contos de fadas, quando se vence uma guerra o céu se abre e depois que o céu se abre a flora é revitalizada?! Traz uma sensação boa de liberdade e ar puro.


É lógico que a floração está ligada a luminosidade do sol que permite o processo de fotossíntese. Mas acredito que de uma forma romântica que a flora também gosta da cor azul.


Eu a vejo como uma cor altamente reflexiva, por isso é necessário saber dosar, ela em excesso pode ficar enjoativa.


A cor azul deve ser usada de forma estratégica para trazer este “time” (tempo de relaxamento, ). Por isso usei da cor azul profundo, na sala de reunião e na copa. Os dois lugares são para momentos em que precisamos nos livrar da ansiedade e deixar nossos pensamentos mais leves e fluídos.



 

2 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Projeto para uma sala comercial, o intuito foi trazer permeabilidade e um pouco de privacidade, então temos frestas entre os nichos da estantes que serão preenchidos por livros, e formam uma sala de reunião com 6 lugares, brises que foram usados para formar paredes e criar duas salas, o fluxo da recepção é muito pontual então criamos um balcão de atendimento com o campo de visão mais aberto, ou seja não tem aquela testeira ou...

    Project details
    • Year 2020
    • Work started in 2020
    • Status Research/Thesis
    • Type Office Buildings / Business Centers / Corporate Headquarters / Offices/studios
    Archilovers On Instagram
    Lovers 2 users