APT C+C | 6mm Arquitetura

Apartamento com memória Novo Hamburgo / Brazil / 2019

10
10 Love 3,026 Visits Published

Os proprietários deste apartamento mudaram-se de um duplex que tinha o dobro do tamanho da nova morada. O casal de 60 anos e sua cachorrinha queriam um espaço menor que desse menos manutenção e sem escadas. Depois que encontraram o imóvel ideal me pediram um projeto prático, funcional, aconchegante e com bastante espaço para armazenamento.


Na sala de estar e jantar móveis antigos de família fazem parte da história do casal desde seu primeiro apartamento. A combinação de móveis de antiguidade e móveis contemporâneos assinados marcam a personalidade do casal. Obras de arte dos artistas gaúchos Flavio Scholles e Vasco Prado são os destaques da decoração e uma paixão dos moradores.


A separação entre área social e área íntima se dá por um painel de lâmina natural de madeira de carvalho americano que cobre toda parede da sala de estar e jantar e também esconde com armários embutidos um recorte existente na planta baixa do apartamento. Uma porta pivotante camuflada neste grande painel é o acesso a área íntima.


A mesa de jantar antiga teve suas cadeiras originais substituídas por cadeiras e bancos com design atemporal assinadas pelo designer brasileiro Geraldo de Barros, da Dpot. Para relaxar assistindo TV ou lendo um livro a poltrona Maggiolina, um clássico do design, de 1947, do designer Marco Zanuso, foi a eleita.


A cozinha foi integrada com a sala de estar e jantar com uma grande bancada em Dekton que é usada no dia a dia para refeições rápidas. Uma porta de serralheria também divide esses ambientes quando os moradores não estão em casa para a cachorrinha Samba ficar na cozinha e área de serviço. Uma TV embutida no forro foi um pedido dos moradores para assistirem no café da manhã. A churrasqueira e parede acima da bancada da pia receberam revestimento com textura de cimento e bordas irregulares sendo um contraponto as bancadas de pedra em tons clássicos.


Na área íntima temos uma suíte, já os outros dois dormitórios foram transformados em escritório e closet. Nesses ambientes a marcenaria foi projetada para aproveitar o máximo dos espaços sem ficar pesada. O escritório foi o cômodo escolhido para colocarmos a horta em um carrinho com vasinhos de ervas e temperos onde temos a insolação necessária para o cultivo. Já no closet aumentamos o vão da porta de acesso e foi instalado uma porta de serralheria para levar mais luz natural ao corredor que conecta os outros cômodos.


Trabalhamos com painéis em lâmina de madeira natural, laca cinza e melamina grafite. A combinação de cores neutras, texturas e móveis com memória afetiva cria uma atmosfera atemporal e de pertencimento, gera sentimentos verdadeiros e fiéis a história dos moradores.

10 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Os proprietários deste apartamento mudaram-se de um duplex que tinha o dobro do tamanho da nova morada. O casal de 60 anos e sua cachorrinha queriam um espaço menor que desse menos manutenção e sem escadas. Depois que encontraram o imóvel ideal me pediram um projeto prático, funcional, aconchegante e com bastante espaço para armazenamento. Na sala de estar e jantar móveis antigos de família fazem parte da história do casal...

    Project details
    • Year 2019
    • Status Completed works
    • Type Apartments / Single-family residence / Interior Design / Custom Furniture / Furniture design
    Archilovers On Instagram
    Lovers 10 users