Casa J | Pablo José Vailatti

Blumenau / Brazil / 2017

0
0 Love 312 Visits Published

A Casa J é uma residência unifamiliar localizada na cidade de Blumenau - SC. O projeto atende como exigências de um casal jovem, que busca uma arquitetura moderna e uma casa prática no seu funcionamento.

A casa fica localizada em um terreno com 360 metros quadrados, possuindo 12 metros de frente e 30 metros de comprimento.

 

O programa consiste em uma grande garagem para guardar carros, motos e bicicletas, além do programa básico de uma residência, com área íntima no pavimento superior, e área social no pavimento inferior.

 

Para o lado leste foram dispostos os 2 dormitórios, aproveitando o sol da manhã, ficando a suíte voltada para o norte e oeste, possuindo a configuração de sacadas nas duas faces para proteção solar e conforto térmico.

 

A área social é composta por sala de estar, escada vazada em concreto aparente, mesa de refeições e uma cozinha com ilha. Este espaço conecta o pátio frontal onde encontra-se o acesso principal da casa com a porção posterior do terreno, onde encontra-se a varanda conectada com piscina e área de apoio.

 

A sala de estar, voltada para o oeste, possui um brise em alumínio na cor branca, suspenso pela laje da cobertura como elemento de proteção solar. Este espaço possui pé-direito duplo com altura de 6 metros, sendo algumas de suas paredes executadas em concreto aparente.

 

O acabamento do concreto aparente utilizado nas paredes da sala é conseguido a partir da utilização de madeirite plastificado, o que traz o acabamento liso ao concreto, e a partir do travamento das formas, o qual resulta em furos que ficam perceptíveis após a obra executada, demonstrando a tecnologia construtiva utilizada sem disfarces.

 

A espacialidade deste ambiente traduz alguns conceitos como materialidade, iluminação natural e a configuração do vazio no projeto de arquitetura.

 

Este é o espaço responsável pela convivência entre os moradores e não possui uma escada em concreto aparente, como o elemento arquitetônico de destaque. Cada lança de degraus desta escada é estruturada por uma viga lateral, ou seja, sustenta cada degrau em balanço selecionado. Tanto os degraus como as vigas laterais são em concreto aparente.

 

O pavimento superior é servido por uma generosa sacada em “L”, permitindo um acesso a áreas abertas e externas mesmo no andar superior da residência. Esta sacada é fechada em algumas partes e coberta com capas de cimento e estrutura metálica leve. Uma textura de cimento nos tipos de sacadas é bastante presente, assim como as paredes em concreto na área social.

 

Enquanto este material denota uma certa brutalidade, o guarda-corpo desta bolsa apresenta-se leve e transparente ao todo o vidro, sem divisões verticais, possuindo apenas dois filtros metálicos horizontais, sendo um no topo e outro na base dos painéis de vidro.

 

Formalmente, procure uma arquitetura de linhas simples, orientada para os volumes básicos recortados, resultando em uma composição abstrata e universal.

0 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    A Casa J é uma residência unifamiliar localizada na cidade de Blumenau - SC. O projeto atende como exigências de um casal jovem, que busca uma arquitetura moderna e uma casa prática no seu funcionamento.A casa fica localizada em um terreno com 360 metros quadrados, possuindo 12 metros de frente e 30 metros de comprimento. O programa consiste em uma grande garagem para guardar carros, motos e bicicletas, além do programa básico de uma residência, com área íntima no pavimento superior, e...

    Project details
    • Year 2017
    • Work finished in 2017
    • Main structure Reinforced concrete
    • Status Completed works
    • Type Single-family residence
    Archilovers On Instagram