Galeria Dom José do Patrocínio Dias | Helena Botelho Arquitectura

Bispo e Fundador da Congregação das Oblatas do Divino Coração Remodelação // Refurbishment Beja / Portugal / 2019

2
2 Love 1,333 Visits Published

Galeria do Fundador da Congregação das Oblatas do Divino Coração


A congregação das Oblatas do Divino Coração foi fundada a 15 de Maio de 1926. por D. José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja de 1922 a 1965. Esta congregação, aprovada pelo Vaticano em 1950, tem a seu cuidado algumas instituições que actuam de diversas formas tendo a seu cargo vários projectos de acção social e religiosa.


Existia desde há muito uma vontade expressa de homenagear o criador desta congregação exibindo muitos dos seus pertences que contam um pouco da sua história de vida, passando desde os tempos da Grande Guerra em França como Capelão Militar, à criação da Congregação das Oblatas do Divino Coração e da sua missão religiosa como Bispo da Diocese desta cidade alentejana.


Na Casa de Santa Maria, convento e casa-mãe da congregação, no centro da cidade de Beja, existia uma antiga garagem sem qualquer utilização com entrada desde o Largo.
A localização estratégica desta, junto à entrada principal da casa-mãe e junto à Igreja, com bastante visibilidade de rua e o espaço fechado sem nenhuma utilidade levaram as irmãs a considerarem este o espaço ideal para fundarem um pequeno museu de homenagem ao Bispo fundador da sua congregação.


O espaço escuro, fechado e com diversas patologias construtivas, concretizou-se num projecto em que o contraste entre o fechado e o aberto define o espaço, bem com o claro escuro, da luz e da sombra.


O espólio a estas deixado são relíquias da história da congregação, assim sendo este espaço funcionará como uma caixa protectora à semelhança de uma caixa de jóias que se abrirá finalmente ao público. A caixa destaca-se pelo seu pequeno e luminoso núcleo central em contraste com a envolvente que se revela densa e misteriosa. Pretende-se que o “volume oco” ganhe outra dimensão inteiramente distinta do espaço existente transformando-se num pequeno cenário onde se conta uma história.


Este projecto entre as Oblatas do Divino Coração e Helena Botelho Arquitectura surge depois da recuperação de uma moradia da Congregação na cidade de Fátima que ficou entre os selecionados dos Prémios FAD 2018 na categoria de “Interiorismo”, mereceu destaque no P3 do jornal Público e também a atenção de diversas plataformas digitais de arquitectura.

2 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Galeria do Fundador da Congregação das Oblatas do Divino Coração A congregação das Oblatas do Divino Coração foi fundada a 15 de Maio de 1926. por D. José do Patrocínio Dias, Bispo de Beja de 1922 a 1965. Esta congregação, aprovada pelo Vaticano em 1950, tem a seu cuidado algumas instituições que actuam de diversas formas tendo a seu cargo vários projectos de acção social e religiosa. Existia desde há muito uma vontade expressa de homenagear o criador desta...

    Project details
    • Year 2019
    • Work started in 2017
    • Work finished in 2019
    • Main structure Masonry
    • Client Congregação das Oblatas do Divino Coração
    • Status Completed works
    • Type Exhibition Design / Interior Design / Lighting Design / Art Galleries / Exhibitions /Installations / Shrines and memorials / Recovery/Restoration of Historic Buildings / Furniture design / Building Recovery and Renewal
    Archilovers On Instagram
    Lovers 2 users