Casa das Portas

Turismo rural no Douro ALIJÓ / Portugal / 2017

18
18 Love 1,411 Visits Published

Em pleno Douro vinhateiro, surge uma casa improvável, fruto do desejo da proprietária de abrigar sob o mesmo tecto o vinho e a literatura duriense. Para a concepção dos interiores, procurámos inspiração nesse propósito e na própria construção, destinada não só à vida familiar, mas também ao agroturismo.


 Esta é uma casa feita de materiais naturais – betão, madeira, xisto e ferro -, expostos em toda a sua rudeza e autenticidade, e de objectos recuperados, carregados de histórias para contar, como é o caso das inúmeras portas antigas, usadas pelo arquitecto Ilya Semionoff para revestir paredes inteiras.


No projecto de interiores, procurámos continuar esse percurso de autenticidade e história, usando a madeira maciça, o ferro e o cabedal no mobiliário; a juta e o algodão nos tapetes; restaurando cadeirões e recuperando móveis e quadros de família. Aqui e ali, acrescentámos uns toques de modernidade e leveza (cadeiras em acrílico na sala de jantar) e acentuámos o carácter único da habitação, com a produção de peças concebidas especialmente para esta casa, como foi o caso das mesas de cabeceira VINO, feitas com caixas de vinho, e das mesas de centro, que resultam da reutilização de fruteiras em madeira oleada.

18 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Em pleno Douro vinhateiro, surge uma casa improvável, fruto do desejo da proprietária de abrigar sob o mesmo tecto o vinho e a literatura duriense. Para a concepção dos interiores, procurámos inspiração nesse propósito e na própria construção, destinada não só à vida familiar, mas também ao agroturismo.  Esta é uma casa feita de materiais naturais – betão, madeira,...

    Project details
    • Year 2017
    • Work started in 2016
    • Work finished in 2017
    • Status Completed works
    • Type Single-family residence / Country houses/cottages / Interior Design / Furniture design
    Archilovers On Instagram
    Lovers 18 users