Parque Escola | Aline Oliveira

Faculdade 5° termo Botucatu / Brazil / 2018

0
0 Love 374 Visits Published

Projeto de fechamento de semestre


5° semestre


Titulo Parque Escola


O projeto
Somatória e solidez (característica do que é firme, resistente, durável; força, resistência, durabilidade.).


 


Para trazer essas características para o projeto trouxe para a construção materiais como concreto, concreto translucido para estruturas, vidro com recortes diferentes, janelas basculantes redondas, no muro e parede das salas de aula, policarbonato para coberturas de acessos, madeira para construção da biblioteca, tijolinho aparente que complementa o espaço com sua cor terrosa, os muros laterais são cobertos com trepadeira e também tem muros de gabião.


 


O terreno escolhido fica no ponto mais alto da área, penso que desta forma as crianças terão uma visão mais completa da área e da comunidade, pois desta área se tem um campo de visão maior para o bairro.


 


É preciso causar sensações através de formas e sons, trazer elementos para que as crianças fazendo as crianças interagir com meio desde a sua entrada na escola. A criança deve se apropriar do lugar e se sentir em um lugar que é dela, se beneficiando e cuidando deste espaço.


 


Os caminhos são soltos, as salas estão em locais diferentes, todo o espaço é projetado para ser usado como ambiente de convivência.


 


O pátio inferior também poderá ser usado como espaço para criação (oficina).


As salas e entrada principal, tem o pé direito baixo do no máximo 2,30 m, para que eles  possam se apropriar do espaço.


 


O berçário foi feito em um local mais distante pela interferência de barulho, e tem uma queda d’água com um lago ao fundo, o barulho da água acalma.


 


A natureza está bem presente no projeto, por causa sentimento de liberdade, fazendo com que os alunos se soltem desenvolvendo suas habilidades, e aprendendo com tudo o que está ao seu redor.


Metodologia Freinet


 


Novo modo de pensar e fazer a escola, trabalhando com 4 eixos que são a “Livre Expressão”, “Cooperação”, “Autonomia” e “Trabalho”.


 


 


Instrumentos da Pedagogia Freinet na rede pública de ensino


Os instrumentos proposto por Freinet, não pode ser imposta pelo professor. É necessário que haja um diálogo, uma construção do grupo e que, a partir dos interesses e necessidades das crianças.


 


A Roda da Conversa é um momento, no qual é feita a organização dos trabalhos, discussões de atividades, distribuição de tarefas e responsabilidades, entre outras discussões.


 


O Livro da Vida é um registro da vida da turma, como se fosse um diário, onde as crianças registram o que acontece em cada dia, as decisões tomadas, as descobertas. Não há um padrão, nem regras.


 


O Jornal de Parede


“constrói uma relação mais verdadeira, estimula a conversa, abre um caminho para que as crianças se fortaleçam sem medo, mostrando e expondo sua cara, sendo elas mesmas e confrontando suas idéias com as idéias dos outros membros do grupo.


 


O Texto Livre é um instrumento que possibilita a livre expressão e que mostra à criança uma das funções da escrita que é comunicar. A criança coloca no papel suas ideias e as comunica.


 


A Autoavaliação proposta na Pedagogia Freinet tem o objetivo de fazer as crianças refletirem sobre seu próprio trabalho. Essa autoavaliação pode acontecer no decorrer de um projeto e/ou em sua conclusão, em uma roda de conversa ou até mesmo por escrito.


 

0 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Projeto de fechamento de semestre 5° semestre Titulo Parque Escola O projetoSomatória e solidez (característica do que é firme, resistente, durável; força, resistência, durabilidade.).   Para trazer essas características para o projeto trouxe para a construção materiais como concreto, concreto translucido para estruturas, vidro com recortes diferentes, janelas basculantes redondas, no muro e parede das salas de aula,...

    Project details
    • Year 2018
    • Status Research/Thesis
    • Type Kindergartens / Schools/Institutes
    Archilovers On Instagram