Hangar Baltt

Hangar para aeronaves com apoio de escritório, oficina e apartamentos para pilotos. Penha / Santa Catarina / Brazil / 2017

0
0 Love 522 Visits Published

Este projeto partiu da encomenda de um cliente que desejava construir um hangar para guardar aeronaves e máquinas afins.


O local escolhido foi o terreno onde se encontra sua casa de campo, uma grande área com forte relação com a natureza e fácil acesso pela BR 101.


Dois grandes lagos organizam as vias internas do lugar e separam de um lado a casa existente, e de outro a nova construção.


A implantação do hangar deu-se na porção norte do terreno, em um platô livre, cercado de montanhas e vegetação abundante ao fundo.


O programa completo constituiu-se de um galpão para guardar as aeronaves e oficina de apoio acrescido de espaços de trabalho e apartamentos para os pilotos.


Duas premissas orientaram o projeto, o reaproveitamento da estrutura de um galpão pré-moldado que havia sido desmontado e a utilização de blocos de concreto, que seriam produzidos pelo próprio cliente.


A estrutura do galpão pré-moldado mede 17m x 28,55m, possuindo área total de 480 m2.


e junto a ela foi proposto um volume anexo, com três níveis.


No pavimento térreo, dispomos a oficina de apoio ao hangar, lavabos e a recepção com pé-direito duplo. No segundo nível está o escritório com uma sacada para dentro do galpão e um painel em vidro que emoldura a paisagem. No terceiro e último nível está a sala de reuniões com uma grande mesa e os dois flats para pilotos, estes com acesso independente através de uma escada circular nos fundos da edificação.


 


Os principais materiais utilizados nesta obra foram: estrutura pré-moldada reaproveitada, telhões em concreto, blocos em concreto, esquadrias em pvc, granito preto, laje painel treliçada e ferro.


 


Na porta de entrada da recepção, foi utilizada um porta de container, pintada nas cores preto e amarelo, reforçando o caráter industrial da edificação.


 


Na parte externa, a estrutura pré-moldada foi pintada de preto e emoldura os blocos em concreto avermelhados. Internamente ao galpão, todos os materiais foram pintados de branco, trazendo a este ambiente características de amplitude, limpeza e homogeneidade.


 


Para a construção deste bloco anexo ao galpão foram utilizados blocos em concreto com dois tipos de tamanhos e acabamentos diferentes.


O bloco maior em tom avermelhado, com 15 centímetros de largura, foi utilizado para o fechamento do galpão e para grande parte das paredes externas e internas. Os blocos na cor cinza, e com apenas 10 centímetros, foram utilizados em algumas paredes internas e na junção entre as janelas na fachada sul.


 


Toda a parte estrutural da obra, tanto ferragem e concreto, quanto as tubulações hidráulicas, bem como os eletrodutos elétricos foram passados por por dentro dos blocos em concreto.


As descidas das águas pluviais por exemplo utilizam tubos de 75 mm de diâmetro, e descem verticalmente por dentro dos blocos.


 


É um projeto que explora o design industrial, uma obra que expõe claramente sua tecnologia construtiva, que reaproveita elementos pré-fabricados já utilizados em outras obras e que utiliza o bloco de concreto como principal elemento na construção, ora como estrutura, ora simplesmente como fechamento

0 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Este projeto partiu da encomenda de um cliente que desejava construir um hangar para guardar aeronaves e máquinas afins. O local escolhido foi o terreno onde se encontra sua casa de campo, uma grande área com forte relação com a natureza e fácil acesso pela BR 101. Dois grandes lagos organizam as vias internas do lugar e separam de um lado a casa existente, e de outro a nova construção. A implantação do hangar deu-se na...

    Project details
    • Year 2017
    • Work started in 2014
    • Work finished in 2017
    • Main structure Reinforced concrete
    • Status Completed works
    • Type Private clubs/recreation centres
    Archilovers On Instagram