Cruz Vermelha Portuguesa | Helena Botelho Arquitectura

Centro Humanitário de Évora Evora / Portugal / 2005

3
3 Love 1,232 Visits Published

O projecto desenvolve-se em três pisos pisos (cave, piso 0 e piso 1) e apresenta uma distribuição muito clara e simples, marcando uma divisão entre as áreas de espaços públicos, de funcionários, de atendimento e as áreas de trabalho dos técnicos.


Será um edifício que viverá muito mais do interior do que do exterior, através da criação de quatro pátios de iluminação dos diferentes espaços interiores e que ao mesmo tempo funcionam como filtro da excessiva luz existente, dando ao edifício um maior conforto térmico e de luz.


 


Pretende-se dividir a solução proposta em três zonas completamente distintas:


Zona I - esta zona funciona no piso -1. Contém a entrada de serviços, lavandaria, garagem, oficina de pequenas reparações, balneários e IS. Existirá ainda um pátio que irá iluminar alguns dos espaços.


Zona II (publico/atendimento) - Esta zona contém os espaços para público e funciona no piso 0. Contém o átrio e o grande pátio que separa o edifício em duas zonas claramente distintas. Para um lado existe o gabinete médico, salas de formação, refeitório (fortemente ligado ao pátio), um núcleo de IS, cozinha, para o outro os gabinetes de atendimento, as IS de homens e de senhoras.


Zona III (Serviços Administrativos) - Funciona no piso 1. E contém a tesouraria/secretaria, salas de formação, gabinetes dos técnicos, gabinete do presidente, sala de reuniões, uma sala polivalente, copa e arrumos, IS de homens e senhoras e IS de deficientes.


 


Arquitectura: Helena Botelho


Fundações e Estruturas: Betar, Miguel Villar


Água e Esgotos: Betar, Marta Azevedo


Instalações Mecânicas: Galvão Teles


Instalações Eléctricas: Rúben Sobral


 

3 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    O projecto desenvolve-se em três pisos pisos (cave, piso 0 e piso 1) e apresenta uma distribuição muito clara e simples, marcando uma divisão entre as áreas de espaços públicos, de funcionários, de atendimento e as áreas de trabalho dos técnicos. Será um edifício que viverá muito mais do interior do que do exterior, através da criação de quatro pátios de...

    Project details
    • Year 2005
    • Work started in 2005
    • Work finished in 2005
    • Client Cruz Vermelha Portuguesa
    • Status Completed works
    • Type Government and institutional buildings
    Archilovers On Instagram
    Lovers 3 users