CASA DA ESCALADA-HOUSE OF THE CLIMB | LEO ROMANO

Goiânia / Brazil / 2016

12
12 Love 2,505 Visits Published

O partido arquitetônico da Casa da Escalada foi definido de modo a valorizar como condicionantes oferecidas pelo local. Observadas como condições físicas e topográficas, como um plano solar e dos ventos, o volume foi definido a partir da escolha do concreto como elemento construtivo principal. Contudo, uma poética está na maneira como este material ganhou forma. Nenhum volume principal, uma área social e de lazer e definida por uma cobertura. O concreto protendido acontece como uma suave linha curva, quase como uma folha pairando no ar. Em contraponto, uma área social se faz presente por um volume retangular sólido, que ao mesmo tempo em que se apresenta "pesado", "flutua" sobre dois pilares escultóricos. Sob este volume, convivem harmoniosamente jardim, garagem e um muro de escalada. 


O declive oferececido pela topografia, foi determinado para a implantação da casa. Partindo da calçada, o acesso social acontece por uma rampa sinuosa em meio a um pequeno bosque de palmeiras, fazendo deste percurso um agradável passeio.


Não pátio frontal a casa, o deck recebe uma piscina. Alguns degraus acima, uma variedade de guarnições e praça, dando forma bastante informal como boas vindas aos moradores e visitantes. Entre varanda e salas, uma esquadria com portas de correr, abre-se quase que na totalidade, integrando os espaços de convívio de modo bastante natural. 


Como articulações das partes, o dimensionamento e os aspectos físicos de moda, da Casa da Escalada, um exemplo contemporâneo da morada brasileira. Valoriza como relações familiares e se presta como especificidades dos moradores. De modo igualmente importante, apresenta uma tipologia expressiva e poética, ressignificando valores e representando firmemente o pensamento do arquiteto.


 


he architectural party of the House of the Climbing was defined in order to value as conditions offered by the place. Observed as physical and topographic conditions, such as a solar plane and winds, the volume was defined from the choice of concrete as the main building element. However, a poetic is in the way this material has taken shape. No master volume, a social and leisure area and defined by a cover. The prestressed concrete happens like a smooth curved line, almost like a leaf hovering in the air. In contrast, a social area is present by a solid rectangular volume, which at the same time is "heavy", "floats" on two sculptural pillars. Under this volume, garden, garage and a climbing wall coexist harmoniously.


The slope offered by topography was determined for the implementation of the house. From the sidewalk, social access takes place along a winding ramp in the middle of a small palm grove, making this a pleasant walk.


No front patio the house, the deck gets a pool. A few steps up, a variety of trimmings and square, giving way quite informal as welcome to the locals and visitors. Between porch and rooms, a miter with sliding doors, opens almost completely, integrating the living spaces in a very natural way.


As articulations of the parties, the sizing and the physical aspects of fashion, the House of the Climb, a contemporary example of the Brazilian address. It values ​​as family relationships and lends itself to the specificities of the residents. Equally important, it presents an expressive and poetic typology, re-signifying values ​​and firmly representing the architect's thinking.

12 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    O partido arquitetônico da Casa da Escalada foi definido de modo a valorizar como condicionantes oferecidas pelo local. Observadas como condições físicas e topográficas, como um plano solar e dos ventos, o volume foi definido a partir da escolha do concreto como elemento construtivo principal. Contudo, uma poética está na maneira como este material ganhou forma. Nenhum volume principal, uma área social e de lazer e definida por uma...

    Project details
    • Year 2016
    • Work started in 2015
    • Work finished in 2016
    • Status Completed works
    • Type Single-family residence / Interior Design / Custom Furniture
    Archilovers On Instagram
    Lovers 12 users