REAB: CAPELA SARZEDELA | Bruno Dias Arquitectura

Ansião / Portugal / 2013

5
5 Love 1,582 Visits Published

Situada numa aldeia, nas proximidades da vila de Ansião, encontra-se uma capela que depois de abandonada e maltratada, continua a dar provas da sua solidez. Embora continuasse a ser consumida pelo tempo descansava em silêncio, à espera de uma garantia da sua manutenção, o uso.


Propunha-se retribuir o conforto ausente no espaço, atribuir-lhe um carácter de permanência. Através de um conjunto de intervenções que pretendia trazer coerência interna a todo o conjunto das operações previstas no edifício na consideração da memória da capela.


Este projeto teve por base a revitalização do espaço interno da capela, criando um espaço harmonioso, num programa especialmente sensível, desenvolvendo uma linguagem atual, tendo sempre por base o respeito pelo patrimônio existente e o seu carácter arquitetônico.


Recuperar, na disposição assimétrica do seu interior, a memória histórica do edifício, estabelecendo relações de analogia com o núcleo funcional do existente maltratado e mutilado que iria recuperar as suas dimensões antigas. O novo sistema construtivo assentou, sempre que possível na recuperação das estruturas originais, substituindo as antigas vigas de madeira, que entretanto tinham ruído ou desaparecido.


A nova configuração espacial iria modificar a relação existente entre o vazio e o espaço construído, propondo relações de mais proximidade com o conforto.


De grande riqueza espacial clarificada, alterando a sua escala com o programa, em que as luzes, as transparências e as grandes perspectivas assumiram um protagonismo na definição dos novos espaços, tomando como premissa as paredes brancas existentes, declaradamente abstratas e cenográficas, transmitindo calma e leveza ao espaço, encenando a espacialidade religiosa, garantindo uma intervenção atual, respeitando o patrimônio existente e o seu caráter arquitetônico, atribuindo-lhe uma espacialidade cenográfica reutilizando objetos existentes, criando assim a sua identidade com base nos valores antecedentes.


Projeto desenvolvido em sintonia com os habitantes da aldeia, retirando deles o máximo de experiências antecedentes na capela, garantindo assim uma intervenção vivida por todos, criando uma proximidade do habitar prematuro.


ArquitetosBruno Dias arquitectura


LocalizaçãoSarzedela, 3240 Ansião, Portugal


Área70.0 sqm


Ano do projeto2013


FotografiasHugo Santos Silva

5 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Situada numa aldeia, nas proximidades da vila de Ansião, encontra-se uma capela que depois de abandonada e maltratada, continua a dar provas da sua solidez. Embora continuasse a ser consumida pelo tempo descansava em silêncio, à espera de uma garantia da sua manutenção, o uso. Propunha-se retribuir o conforto ausente no espaço, atribuir-lhe um carácter de permanência. Através de um conjunto de intervenções que pretendia...

    Project details
    • Year 2013
    • Work started in 2012
    • Work finished in 2013
    • Status Completed works
    • Type Churches
    Archilovers On Instagram
    Lovers 5 users