MuBE | Museu Brasileiro de Escultura | Paulo Mendes da Rocha

The Brazilian Sculpture Museum São Paulo / Brazil / 1988

7
7 Love 8,250 Visits Published

O MuBE ocupa uma área de 7.000 metros quadrados no Jardim Europa, bairro nobre da capital paulista, caracterizado por residências em grandes lotes arborizados. O museu está localizado em uma área triangular formada pela confluência de uma das principais vias do bairro, a Avenida Europa, com a Rua Alemanha.


O seu edifício-sede é um dos mais significativos da obra de Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker em 2006 e do Leão de Oura da 15ª Bienal de Arquitetura de Veneza em 2016. Um dos grandes nomes da arquitetura moderna brasileira, o arquiteto é reconhecido por propôr soluções criativas mas, plenamente, inseridas na paisagem


Uma grande viga perpendicular à via principal e um vão livre de 60 metros tornam o museu referência inconfundível na paisagem do bairro. O prédio foi erguido em concreto aparente, com áreas expositivas abrigadas abaixo do nível da rua, tornando o silêncio parte do ambiente interno.


Além de áreas expositivas, auditório, área administrativa e para cursos, o museu conta com um jardim projetado por Burle Marx, que complementa o espaço e é mais uma das atrações da instituição.


O MuBE é dotado de plenas condições para o atendimento de pessoas com necessidades especiais de mobilidade com guia rebaixada na entrada, rampas de acesso nas áreas externa e interna e sanitários adaptados. O Teatro MuBE nova Cultural conta com lugares reservados a cadeirantes.

7 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    O MuBE ocupa uma área de 7.000 metros quadrados no Jardim Europa, bairro nobre da capital paulista, caracterizado por residências em grandes lotes arborizados. O museu está localizado em uma área triangular formada pela confluência de uma das principais vias do bairro, a Avenida Europa, com a Rua Alemanha. O seu edifício-sede é um dos mais significativos da obra de Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Prêmio Pritzker em...

    Project details
    • Year 1988
    • Work finished in 1988
    • Status Completed works
    • Type Museums
    Archilovers On Instagram
    Lovers 7 users