Therapist's Office | Renata Ramos

Porto Alegre / Brazil / 2016

5
5 Love 1,144 Visits Published

Ordenação, silêncio, limpeza visual e aconchego foram algumas das demandas trazidas pelo cliente – um psicólogo – para a este projeto de reforma.


Na configuração original, os espaços de uso do consultório – bancada de trabalho, estar de atendimento e café – distribuíam-se com limites pouco claros, o que acarretava em um espaço desordenado. Esta sensação era acentuada pela característica e disposição dos móveis, escuros, muito variados em escala e desenho, sem alinhamentos precisos.


A proposta de reforma teve como foco a melhoria do espaço de permanência do profissional e seus pacientes, além de requalificar os espaços de banheiro e espera, que antecedem o consultório.


Para requalificar o consultório, buscou-se definir com clareza os três espaços de uso. A área de trabalho, para as atividades individuais do psicólogo, ficou posicionada junto à grande janela no fundo da sala, aproveitando iluminação e ventilação natural. A área de atendimento ao paciente, entendido como o uso mais importante, fica situada na porção central da sala. Junto à porta de acesso foi mantido um móvel de família, recuperado e situado de forma a auxiliar no isolamento acústico da sala.


Buscando flexibilidade de uso, a área do café foi deslocada para uma posição intermediária entre a área de espera e o consultório, com possibilidade de ser isolado conforme a conveniência. Esta área de café serviu também para garantir a condição de isolamento acústico necessária ao consultório, funcionando como um filtro. No centro deste volume foi inserida uma segunda porta, auxiliar a porta do consultório na função de vedação.


Os materiais escolhidos levaram em conta a solicitação do cliente por limpeza visual e aconchego. Para tanto, a cartela de materiais restringiu-se as cores claras nas paredes e móveis soltos e nas madeiras de tons médios (no piso e no painel). Para garantir a unidade/integridade do consultório – ainda que possua distintas situações de uso – utilizou-se um painel de madeira que desdobra-se em prateleiras junto à bancada de trabalho e que auxilia na criação de uma iluminação indireta junto às vigas. Este painel recebeu, no centro, uma chapa de vidro para que o psicólogo possa fazer explicações gráficas aos pacientes. O  piso de madeira, com desenho escama de peixe, transfere-se do plano horizontal para o plano vertical sob a bancada de trabalho.


Na sala de espera o painel de fundo do banco é também revisteiro. No lavabo utilizam-se poucos materiais e cores com o intuito de ampliar o espaço pequeno. O mármore da pia não se restringe ao balcão e vira uma moldura que contorna todo o nicho junto à janela. O piso e a parede são desdobramento do mesmo o ladrilho hidráulico azul floral, material artesanal com muita personalidade.


Fotos: Marcelo Donadussi


Fotografias quadros: Fernanda Antonio

5 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Ordenação, silêncio, limpeza visual e aconchego foram algumas das demandas trazidas pelo cliente – um psicólogo – para a este projeto de reforma. Na configuração original, os espaços de uso do consultório – bancada de trabalho, estar de atendimento e café – distribuíam-se com limites pouco claros, o que acarretava em um espaço desordenado. Esta sensação era acentuada pela...

    Project details
    • Year 2016
    • Work started in 2016
    • Work finished in 2016
    • Contractor Geovane Diehl
    • Status Completed works
    • Type Hospitals, private clinics / Interior Design
    Archilovers On Instagram
    Lovers 5 users