CL House Renovation | Renata Ramos

Porto Alegre / Brazil / 2016

8
8 Love 1,972 Visits Published

Este projeto objetivou a requalificação de espaços importantes da casa, como a cozinha e o banheiro principal, tornando-os mais atualizados e funcionais. Compreendeu ainda a alteração de atividades em cômodos subutilizados, os depósitos e um pequeno lavabo, destinando-os aos novos usos da sala de estar/jogos e da área de jantar, inexistentes no layout anterior. Um banheiro completo foi criado como ampliação da casa, articulado com a sala de jogos que também possui função de dormitório de hóspedes.


Optou-se por desmanchar as paredes que configuravam um depósito e o lavabo que, por suas dimensões restritas, não comportava uma ducha com conforto. Nesta área de interface direta com a cozinha foi posicionado o jantar.


Na cozinha, as alterações propostas implicaram na reorganização de alguns fluxos da casa, e das conexões entre espaços internos e externos, física e visualmente. A substituição das esquadrias altas que estavam posicionadas na cozinha por aberturas maiores e com peitoril mais baixo permitiram o contato visual permanente com o pátio. Aproveitando a configuração estreita e longa do espaço, foram criadas duas faixas de serviço junto às paredes e uma circulação central ampla e funcional. As bandas de serviço acomodam as bancadas e eletrodomésticos de grandes dimensões, demanda trazida pelos clientes, uma família com filhos pequenos.


No banheiro principal, fez-se a alteração de posição das louças sanitárias, com o objetivo de ampliar o box e melhorar a circulação.


A área antes destinada ao depósito maior e a alguns equipamentos de ginástica transformou-se em uma sala de jogos, com mesa de sinuca e um sofá amplo que pode acomodar hóspedes. Junto à mesa de jogos, um grande painel lousa foi instalado para a marcação de pontos dos jogos e para a brincadeira das crianças. Para a felicidade da arquiteta as crianças adoraram a ideia e a apropriação se deu naturalmente.


A família é bastante discreta e solicitou espaços funcionais e aconchegantes, com materiais e equipamentos clássicos e duráveis que não ficassem obsoletos rapidamente. Optou-se por materiais como madeiras e revestimentos brancos, pisos em tons neutros e alguns elementos de cor pontual.

8 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Este projeto objetivou a requalificação de espaços importantes da casa, como a cozinha e o banheiro principal, tornando-os mais atualizados e funcionais. Compreendeu ainda a alteração de atividades em cômodos subutilizados, os depósitos e um pequeno lavabo, destinando-os aos novos usos da sala de estar/jogos e da área de jantar, inexistentes no layout anterior. Um banheiro completo foi criado como ampliação da casa, articulado...

    Archilovers On Instagram
    Lovers 8 users