Terreirinho, Remodelação de um prédio | Sara Afonso

Hostel in Lisbon city center Lisbon / Portugal / 2014

0
0 Love 1,096 Visits Published

Área do terreno e implantação de 27,5m2, Prédio composto de r/c, 1º, 2º, 3º e águas furtadas, perfazendo 5 pisos, mas numa única fração.


O Projeto tem como intenção, por parte do proprietário, a recuperação, da edificação, que, pelo facto de não estar ocupado e sem um uso efetivo do mesmo, encontra-se com sintomas de degradação evidentes.
A intervenção tem como objetivo albergar uma família, e recuperar o edifício com plasticidade contemporânea, no seu interior.
Um dos aspetos mais marcantes e singulares do lote é a sua composição, através de um edifício esguio. Compreendendo o conteúdo do lote deu-se lugar à forma da intervenção.
Assim sendo, as tipologias de intervenção dividem-se em restauro, reabilitação e construção.
As três impuseram-se naturalmente em função do estado de conservação do edifício existente, bem como do programa a introduzir.


Relativamente ao imóvel existente, a operação visa o restauro e reabilitação, não havendo transformações físicas mas sim plásticas, no intuito de devolver à fachada a harmonia que perdeu, nomeadamente as cantarias em todos os vãos.


Os espaços serão reabilitados, mas face às condicionantes do lote, que tornam a reabilitação urbana restrita, garante-se a necessária flexibilidade e adequação das regras ao edificado pré-existente, mas serão executados com técnicas construtivas adaptadas a sistemas mais atuais.


Conceito
A inserção urbana foi um elemento sensível ao desenvolvimento da proposta, sendo determinante a opção de manter o edifício existente, sendo conservado e recuperado, preservando todo o seu carácter original com a introdução ao nível das águas furtadas da contemporaneidade.


Estão garantidas as necessárias condições de salubridade e qualidade da reabilitação do edificado através da restrição do âmbito do diploma supra citado.


Esta intervenção está também obrigada a contribuir para a melhoria das condições de segurança e salubridade do edifício.


A resistência estrutural do edifício não poderá ser reduzida ou posta em causa, salvaguardando-se assim a estrutura do edifício existente.


O edifício existente tem uma estrutura de madeira em bom estado de conservação. Os sistemas construtivos, estruturas em madeira. A introdução de novos elementos surge apenas da necessidade de consolidar os elementos estruturais, na zona das escadas. A ocupação dos espaços é feita de forma suave, sendo atribuído especial cuidado ao peso dos elementos a introduzir, de forma a não sobrecarregarem a resistência da estrutura do edifício existente.
A cobertura do edifício, será mantida com a sua mansarda típica alfacinha.


Esta inerente a este projeto a relação interior/exterior com LISBOA.

0 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Área do terreno e implantação de 27,5m2, Prédio composto de r/c, 1º, 2º, 3º e águas furtadas, perfazendo 5 pisos, mas numa única fração. O Projeto tem como intenção, por parte do proprietário, a recuperação, da edificação, que, pelo facto de não estar ocupado e sem um uso efetivo do mesmo, encontra-se com sintomas de degradação evidentes. A...

    Project details
    • Year 2014
    • Status Unrealised proposals
    • Type Hotel/Resorts / Interior Design
    Archilovers On Instagram