Pizzaria | Berta Rodrigues

Faro / Portugal / 2016

2
2 Love 576 Visits Published

1- DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIA PARA O LOCAL


O espaço que este projecto pretende ocupar, tem a sua localização como sendo privilegiada. Contudo e atendendo a certos pontos de conflito e condicionantes, viu nesses mesmos pontos uma oportunidade para criar uma mais valia. Sendo um espaço do domínio público, atendeu a aspectos de natureza individual e colectiva, aliando o seu enquadramento urbano e territorial ao perfil socio-económico do local. O projecto tende assim a ser uma solução para a resolução desses pontos de conflito, nomeadamente a derrocada da arriba e o uso inapropriado do espaço público. Atendendo a isso, o equipamento surge como qualificador e dinamizador do espaço, impulsionando a actividade comercial e lúdica do local, dinamizando as zonas existentes, tornando-as mais seguras e dinâmicas no sentido de convidar o utilizador à permanência no local, bem como a dinamiza-lo. O equipamento surge assim como remate desses pontos de conflito, sem com isso descaracterizar os atuais usos de domínio público, tais como os miradouros, locais de repouso e contemplação, acessos e vias pedonais.


 


2 - PRINCÍPIOS FORMALIZADORES, REGULADORES E CONCEPTUAIS DA PROPOSTA



. ENQUADRAMENTO: Atendendo ao contexto em que o equipamento está implantado, o mesmo pretende requalificar o existente, tirando o melhor partido e aproveitamento não apenas da zona previligiada em que está inserido, mas também da vertente natural - a vista sobre o mar- ao mesmo tempo que combate questões de segurança - aproximação à arriba - não só a nível individual como colectivo. A relação com a envolvente natural do local é o ponto chave para desenvolvimento do projecto, bem como a sua condicionante.


. IDEIA CONCEPTUAL: A proposta regulou-se e desenvolveu-se sobre uma lógica de derivações visuais e eixos direccionais de aproveitamento de luz. Se por um lado queremos dar as costas ao urbano - direcção norte/nascente - por outro queremos abraçar a natureza aproveitando vista sobre o mar - direcção sul/poente - criando assim uma dinâmica de cheio / vazio. Dinâmica essa que nos separa, não só em termos físicos, mas também visuais, todo o conteúdo programático do equipamento, separando o que é do domínio colectivo/público (zonas de estar a sul/poente), do que é do domínio privado (zonas de trabalho e apoio a norte/nascente).O espaço exterior é um importante aliado neste projecto, na medida em que se pretende que haja uma simbiose entre o que é espaço público e espaço semi-publico, interior e exterior.


. RELAÇÃO FORMAL E FUNCIONAL: Um dos aspectos que se teve em conta na concepção do equipamento foi o facto de o querer tornar um edifício acessível a todos, e a todos subentende-se a pessoas de mobilidade reduzida. Esse aspecto teve um peso significativo não apenas na projecção do espaço exterior, nomeadamente acessos, mas também no redimensionamento de espaços interiores. Devido às condições naturais do terreno de intervenção, teve-se de proceder á alteração da implantação do equipamento existente por questões de segurança. A imagem que o equipamento pretende dar está ligada a uma linguagem multifuncional de serviços, da qual o equipamento visa tirar o máximo partido do espaço durante todo o ano, não o tornando numa tendência sazonal.

2 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    1- DIAGNÓSTICO E ESTRATÉGIA PARA O LOCAL O espaço que este projecto pretende ocupar, tem a sua localização como sendo privilegiada. Contudo e atendendo a certos pontos de conflito e condicionantes, viu nesses mesmos pontos uma oportunidade para criar uma mais valia. Sendo um espaço do domínio público, atendeu a aspectos de natureza individual e colectiva, aliando o seu enquadramento urbano e territorial ao perfil socio-económico do...

    Project details
    • Year 2016
    • Work started in 2015
    • Client Private
    • Contractor NSCB-Construções LDA
    • Status Competition works
    • Type Bars/Cafés / Pubs/Wineries / Restaurants / Interior Design / Custom Furniture
    Archilovers On Instagram
    Lovers 2 users