IGREJA BATISTA BETEL | MOB Arquitetos

Simbolismo e reverência Campo Grande / Brazil / 2014

4
4 Love 1,779 Visits Published

           Reformar e modernizar a fachada frontal da igreja era o desejo da comunidade que a frequenta. Localizada na periferia de Campo Grande/MSem uma via importante para a região e com grande número de edificações religiosas, tem-se distribuídos no terreno o edifício principal - que abriga os cultos -, umoutro secundário - que serve de apoio - e uma área que utiliza-se como estacionamento para automóveis, mas que no futuro será construídoum salão de festas.


          Primeiramente, buscou-se no projeto assegurar uma identidade visual para todo o conjunto unindo a edificação principal e a secundária e permitindo acesso também para o futuro salão de festas. Tomou-se partido da declividade do terreno para distribuir os fluxos, onde um acesso - na cota mais baixa – atenderia o salão de festas, e, para direcionar o visitante até a edificação ode realizam-se os cultos, optou-se por uma rampa de pouca declividade, mas que também direciona a composição formal do projeto.


          A proposta também apoia-sena simbologia do batismo para que a intervenção fosse conceitualmente integrada às convicções da comunidade. Nisso, tem-se a cruz que, além de servir como apoio estrutural, apresenta-se em primeiro plano e comunica-se de imediato com o entorno. Servindo como plano de fundo, uma lâmina d’água exterioriza o ritual do batismo, fazendo com que o fiel tenha um trajeto ascendente na rampa, recebendo e já sendo integrado aos preceitos desta igreja. 

4 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

               Reformar e modernizar a fachada frontal da igreja era o desejo da comunidade que a frequenta. Localizada na periferia de Campo Grande/MSem uma via importante para a região e com grande número de edificações religiosas, tem-se distribuídos no terreno o edifício principal - que abriga os cultos -, umoutro secundário - que serve de apoio - e uma área que utiliza-se como estacionamento para...

    Project details
    • Year 2014
    • Status Completed works
    • Type Churches
    Archilovers On Instagram
    Lovers 4 users