Caiowaá 2 | beto faria

https://www.youtube.com/watch?v=Q9m8GanTx4E&ab_channel=BetoFariaArquitetura State of São Paulo / Brazil / 2013

2
2 Love 698 Visits Published

Família morando e trabalhando na Pompéia viram em um imóvel bastante deteriorado, na mesma rua onde moram, a oportunidade de fazer uma nova casa do filho mais velho.
Vindo de uma experiência anterior, um loft, todo conceito de convívio social desenvolvido antes de ser suspenso: o gosto por receber amigos e a família para cozinhar e comerem juntos e assistir a filmes, manter esses espaços integrados: estar, jantar, cozinha, churrasqueira e jardim . Sobre a laje da churrasqueira foi encomendada uma horta, já que é o lugar mais úmido do quintal, poderia abastecer esses encontros com tempero fresco. A parte íntima da casa tem uma configuração mais conservadora que o loft: duas suítes, sendo a maior bastante espaçosa para abrigar escritório e espaço para assistir TV. Outro pedido foi a mudança dos caixilhos em ferro. Com melhor conforto e conforto, projetamos os novos caixilhos em alumínio, nas folhas de vidro internacionais, e madeira, nas venezianas e portas.
Mesmo com um programa enxuto com sala, cozinha, área de lazer, área de serviço e dois dormitórios; num terreno estreito de 6x30m, teríamos dificuldade de iluminar naturalmente os cômodos do miolo da casa. Criamos, então, um pequeno jardim interno, descoberto, que permite a entrada de luz e a ventilação.
Esse jardim é rodeado de vidro sem caixilhos, para manter a maior neutralidade visual possível. Com portas e janelas, quando abertas, fazem a troca de ar com muita eficiência.
A chuva cair no andar inferior é um momento especial, especialmente pra quem está na cozinha, de frente para o jardim. A entrada do sol também produz belas imagens nas sombras que fazem o jardim. Na prática, nem sempre as coisas acontecem como planejamos. Essa é uma solução que deu um resultado muito além do imaginado.
A topografia do terreno tem um desnível negativo de mais de três metros em relação à rua. Com essa diferença e querer manter um gabarito de casa térrea, perfil original de boa parte das casas do bairro, a solução foi fazer a área íntima no nível da rua e a área social e de lazer no piso inferior, que permite a integração desses espaços, e pra cumprir a demanda do uso social. Assim, entrando em casa, você encontra um hall que distribui, através de uma passarela, para os dormitórios, em cima, e, à esquerda, uma escada que leva para o andar social, embaixo.

2 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Família morando e trabalhando na Pompéia viram em um imóvel bastante deteriorado, na mesma rua onde moram, a oportunidade de fazer uma nova casa do filho mais velho. Vindo de uma experiência anterior, um loft, todo conceito de convívio social desenvolvido antes de ser suspenso: o gosto por receber amigos e a família para cozinhar e comerem juntos e assistir a filmes, manter esses espaços integrados: estar, jantar, cozinha, churrasqueira e jardim ....

    Project details
    • Year 2013
    • Work started in 2012
    • Work finished in 2013
    • Status Completed works
    • Type Single-family residence / Interior Design / Lighting Design / Furniture design
    Archilovers On Instagram
    Lovers 2 users