Casa M.C.1 | MOB Arquitetos

- Um único volume prismático regular distribui o programa da residência, integra os ambientes sociais e caracteriza a volumetria da edificação -

3
3 Love 1,222 Visits Published

No Condomínio Alphaville I, em Campo Grande/MS, o projeto buscou atender ao programa de uma residência em um terreno de leve aclive com a orientação norte voltada para a porção frontal. Essas duas características organizaram o programa e definiram o partido arquitetônico.


O aclive permitiu que o estacionamento dos automóveis ficasse meio nível abaixo, caracterizando o subsolo. Essa estratégia garantiu um melhor aproveitamento do lote, otimizando, nesse caso, a área de lazer.


A Orientação solar definiu a localização dos dormitórios à esquerda do lote - para receber a incidência do sol nascente - e à direita um grande ambiente com pé-direito duplo, abriga a sala de estar, jantar e varanda. Ainda no térreo, um ambiente “coringa” apresenta a possibilidade de, no primeiro momento ser uma sala de TV, mas dependendo da necessidade, podendo tornar-se um dormitório para hóspedes. Na sequência, serviços e espaço gourmet também abrigam-se abaixo do volume criado pelos dormitórios no pavimento superior.


Grandes aberturas permitem um maior aproveitamento da iluminação e ventilação natural. Na fachada principal, um grande painel de chapas de aço corten perfuradas filtram o sol e, por estar afastado da esquadria, cria um “colchão de ar”, permitindo que ventilação seja contínua e controlada. Ainda quanto às aberturas, na fachada oeste foi proposto uma abertura baixa e que percorre toda a extensão do ambiente, protegida por um jardim externo.


A integração dos espaços, a racionalização na forma e o “enquadramento” do painel frontal garantem identidade e originalidade ao projeto.

3 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    No Condomínio Alphaville I, em Campo Grande/MS, o projeto buscou atender ao programa de uma residência em um terreno de leve aclive com a orientação norte voltada para a porção frontal. Essas duas características organizaram o programa e definiram o partido arquitetônico. O aclive permitiu que o estacionamento dos automóveis ficasse meio nível abaixo, caracterizando o subsolo. Essa estratégia garantiu um melhor...

    Project details
    • Year 2015
    • Work started in 2013
    • Work finished in 2015
    • Status Completed works
    • Type Single-family residence
    Archilovers On Instagram
    Lovers 3 users