Colégio Santa Maria | Marco Milazzo Arquitetos Associados

Santa Maria K12 School - Reserva do Paiva - Campus 1 Cabo de Santo Agostinho / Brazil / 2013

1
1 Love 1,432 Visits Published

O tradicional Colégio Santa Maria de Recife – Pernambuco, no nordeste brasileiro, vai ser a bandeira para as novas escolas em cidades satélites, como Cabo de Santo Agostinho e a Reserva do Paiva, que estão sendo planejadas pelo Grupo Brenandt junto com a Odebrecht Realizações. A Reserva do Paiva tem 8,5 km de praias e 450 hectares de Mata Atlântica. Diversos arquitetos e profissionais brasileiros e internacionais foram contratados para desenvolver os projetos de padrão internacional, incluindo o plano urbanistico, condomínios residenciais e empresariais, hotéis, shopping, clubes esportivos, marina, campo de golfe e uma série de outras estruturas de alto padrão.


O Colégio Santa Maria – Campus 1 é uma escola completa para mais de 3.500 alunos e aproximadamente 16.500,00 m2. O terreno faz conexão com a principal avenida da Reserva do Paiva e o seu Mangue preservado, permitindo uma vista privlegiada e uma reclusão compatível com a necessidade de um ambiente escolar.


Para permitir a construção em fases foram projetados diferentes blocos que distribuem o programa complexo exigido pelos clientes. A estrutura será totalmente em concreto premodado, permitindo maior velocidade da construção.


Partindo destas premissas, o bloco de salas de aula será totalmente modulado e contruido em duas fases. Suas fachadas estão orientadas para norte e sul e utilizando diferentes balanços das lajes se criou o sombreamento necessário para proteger as janelas das salas de aula. Para criar uma dinâmica interessante e diferenciada, criou-se um elemento trapezoidal premoldado, único, que instalado em posições diferentes, forma com as lajes, caixas de concreto. Nas paredes dos peitoris das janelas, diferentes variações das cores da escola foram aplicadas com pastilhas cerâmicas. Esta tipologia caracteriza e marca o bloco de alunos, identifica e faz referência à arquitetura brasileira, especificamente remetendo aos CIEPS de Oscar Niemeyer.


O bloco público, compreende estacionamento, áreas de serviço, ginásio e capela. O ginásio foi cencebido para ser simples, limpo, com uso de estrutura de cobertura e brises metálicos, criando uma marcação horizontal. Abaixo do ginásio está o estacionamento e as áreas de serviço da escola.


A capela possui aberturas em vidro na entrada e no fundo do altar permitindo que o público bem como as crianças no pátio possam compartilhar do espaço. Rasgos na cobertura da capela complementam o efeito de luz natural pretendido.


O bloco principal por receber maior acesso de público externo, conjuga administração, um teatro para 300 pessoas, refeitório, maternal e jardim de infância. O teatro apresenta uma forma mais orgânica, diferente do resto do complexo. No ultimo andar deste bloco foi projetada uma cobertura verde em cima do teatro, criando uma área de convívio e extensão da área interna do refeitório. O teatro pode funcionar independente da escola e servir para eventos da comunidade.

1 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    O tradicional Colégio Santa Maria de Recife – Pernambuco, no nordeste brasileiro, vai ser a bandeira para as novas escolas em cidades satélites, como Cabo de Santo Agostinho e a Reserva do Paiva, que estão sendo planejadas pelo Grupo Brenandt junto com a Odebrecht Realizações. A Reserva do Paiva tem 8,5 km de praias e 450 hectares de Mata Atlântica. Diversos arquitetos e profissionais brasileiros e internacionais foram contratados para desenvolver...

    Project details
    • Year 2013
    • Work started in 2012
    • Work finished in 2013
    • Main structure Reinforced concrete
    • Client Colégio Santa Maria - Odebrecth Realizações OR Recife
    • Contractor www.orealizacoes.com.br
    • Cost R$ 67.000.000,00
    • Status Current works
    • Type Kindergartens / Schools/Institutes
    Archilovers On Instagram
    Lovers 1 users