Doisneau Building | João Prates

Rio de Janeiro / Brazil

1
1 Love 609 Visits Published

Baseado nos conceitos de Kevin Lynch, foi feito um estudo urbanístico no porto do Rio de Janeiro, antes de se projetar qualquer edifício, é preciso conhecer sua região em diversos aspectos. Sua história, seu clima, sua topografia, seus habitantes, o trafego tanto de veículos quanto de pedestres. É preciso entender pequenas partes da região, para se conhecer ela depois como um todo. É possível observar que a malha urbana do Rio é composta de pequenas ruas que são cortadas por uma avenida principal. Suas vias são consideravelmente pequenas, levando em conta o fluxo de carros e pedestres que trafega nela, isso se da , ao grande número de comércios que se encotra nessa região.


Assim como o arquiteto Oscar Niemeyer fazia das mulheres, sua inspiração para seus projetos, o conceito chave desse arranha-céu é a beleza do corpo da mulher, mas visto de um modo diferente. Visto de um modo, onde não há semelhanças, onde as linhas de um simples olhar se perdem pelas linhas do rosto que já não se pode ser mais reconhecido. São simples linhas que conquistam sua atenção, não pela sua atração carnal, mas sim pela sua mais simples e singela beleza.
A proposta feita para a Zona Portuaria do Rio foi uma busca pelo diferencial da região, a busca de algo que se destaca se do entorno de um modo organico e que trouxesse um sentimento de acolhimento.
A partir disso, foi feito um estudo de fotografos cujo estilo era o de preto e branco, a intenção era de que a fotografia em preto e branco, capta as formas de um jeito muito mais profundo e detalhista do que os outros tipos. Foi escolhido como estudo, o famoso fotografo francês, Robert Doisneau. Uma de suas obras chamada, "Parisienne" de 1969 foi escolhida para dar inicio a esse estudo. Apesar de ser uma foto antiga, ela tem uma simplissidade muito grande e por isso, faz com que se perca no tempo, o sorrizo de sua modelo pode ser confundido em decadas, pois nela esta toda a harmonia que se encontra na mulher de ontem, de hoje e de amanha.


O edifício é composto de dois andares de fluxo publico, onde se encontram dez lojas, um auditorio e dez salas administrativas, para isso, foi projetado duas rampas helicoidais de acesso do terréo ao mezanino e trinta e quatro salas comerciais, dispostas em dezessete andares. Foi projetado um heliponto que suporta qualquer tipo de helicoptero comercial, para maior conforto aos diretores das emprezas.


O paisagismo foi pensando, para que houvesse uma harmoniazação entre o grafite feito no prédio ao lado, com o edifício. Para isso, foi feito um jardim.
As arvores e os bancos foram dispostos para que contornassem o edifício, fazendo com isso, um caminho próprio.


O edifício Doisneau foi basado em projetos como oTorino Vertical Towers e Valencia de Mar, idealizado pelos arquitetos italianos Donato Vulpio e Natale Lucio e por diversos projetos da arquiteta iraniana Zaha Hadid, como o Heydar aliyev center, o Centro Auqaticos de Londres e o Edificio Residencial One Thousand.

1 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Baseado nos conceitos de Kevin Lynch, foi feito um estudo urbanístico no porto do Rio de Janeiro, antes de se projetar qualquer edifício, é preciso conhecer sua região em diversos aspectos. Sua história, seu clima, sua topografia, seus habitantes, o trafego tanto de veículos quanto de pedestres. É preciso entender pequenas partes da região, para se conhecer ela depois como um todo. É possível observar que a malha urbana do...

    Project details
    • Status Unrealised proposals
    • Type Town Halls / multi-purpose civic centres / Post Offices / Interior Design
    Archilovers On Instagram
    Lovers 1 users