Casa Acapulco | FCstudio

Guarujá / Brazil / 2010

2
2 Love 2,047 Visits Published

A casa está composta por 6 quadrados agrupados dois a dois. Dentro dessa regra compositiva, duas subtrações foram feitas nas extremidades opostas entre si para compor dois recintos: a garagem e a área de recreio. As distintas relações que esses vazios estabelecem com o os interiores foram proporcionadas pelos desníveis de piso, transparências e acessibilidade.
Dentro dessa dinâmica dos quadrados, quatro eixos virtuais perpendiculares à rua pública organizam os espaços de distinta natureza dentro de um mesmo envoltório. À direita, o serviço organiza-se linearmente e passa despercebido ao visitante apesar de compor importante papel volumétrico.
À esquerda, a sucessão de salas proporciona ao morador uma amplitude espacial com 5,50m de pé-direito e transparência nas fachadas paralelas a rua. Dita transparência reafirma a continuidade do espaço apenas delimitado pelos planos brancos que sugerem ao morador uma integral apropriação de seu lar.
Uma única descontinuidade acontece com a escada de acesso aos dormitórios do pavimento superior. Metálica auto-portante, acética e incolor, ela corta a sucessão de salas em certo ponto criando um filtro visual entre a rua pública e o pátio posterior privado.
Ao fundo dessa porção esquerda, esta o pavilhão que arremata tal sucessão de ambientes. Separado da casa pelo intervalo da piscina e deck, cria certa tensão entre sua própria volumetria e a casa. Esse espaço de intervalo ganha qualidade na dualidade entre “ver” e “ser visto”, dissolvendo a noção de anexo.
O pavimento superior abriga quatro suítes com marcada simetria que são acessadas por um corredor imediatamente acima do comentado anteriormente. Uma luz lateral adentra o espaço por uma janela corrida acima da cabeça do visitante e desmistifica esse corredor como tal palavra sugere. Todo esse conjunto descrito faz parte de um envoltório comum destacado no projeto pela função, volumetria e pela cor verde.
Aos vizinhos laterais, as empenas são pouco perfuradas, ao passo que são bastante transparentes nas outras duas faces. A série de aberturas na fachada lateral direita nos indica uma distribuição mais homogênea do programa que foi unificado através de uma pronunciada laje de cobertura que reforça a linearidade do bloco superior.
A lógica dos quadrados regulares facilitou muito os cálculos estruturais e a execução da obra, pois um mesmo procedimento construtivo pôde ser adotado para a totalidade da casa. Vãos entre apoios obedeceram a uma mesma proporção e o caminho das forças foi o mais simplificado possível.


 


[ES]


Esta casa está compuesta por 6 cuadrados agrupados en parejas. De acuerdo a esta regla de composición, de dos substracciones fueron hechas en sus extremos para generar dos espacios: el garaje en el frente y el área social atrás. Las distintas relaciones que establecen con sus vecinos, son determinadas por los distintos niveles del suelo, la transparencia y accesibilidad.


Claramente se puede percibir un eje en el centro que articula los espacios medios vacíos entre el pabellón en el patio de atrás, que crea un diálogo con la casa principal.


Dentro dessa dinâmica dos quadrados, quatro eixos virtuais perpendiculares à rua pública organizam os espaços de distinta natureza dentro de um mesmo envoltório. En el lado derecho, el servicio se organiza de forma lineal y pasa desapercibido para el visitante y compone un elemento volumétrico importante. Está ubicado estratégicamente con respecto a la orientación solar y funcionalidad.
En el lado izquierdo, hay una sucesión de piezas con cielos de 5.5 metros de alto y una gran transparencia en las fachadas paralelas a la calle. Está transparencia reafirma la continuidad del espacio.


Solo una discontinuidad aparece, dada por las escaleras que llevan al nivel superior. Metálica, resistente, sin color, rompe la secuencia de piezas en un punto creando un filtro visual entre los espacios públicos de la calle y los privados del patio.


Los vanos, son proyectados en función a los toques entre las geometrías de la casa. Hacia los vecinos hay ventadas muy precisas, mientras que en las otras las fachadas están muy presentes.
La superficie del agua bajo la escalera interior entrega humedad al aire en días de extremo calor en Brasil y el techo jardín del pabellón también permite bajar las temperaturas.
Em meio a esse percurso direto entre dormitórios e serviços, é possível parar por um momento no patamar de giro e sentir-se imerso em imenso volume de ar que nos envolve.


Ao fundo dessa porção esquerda, esta o pavilhão que arremata tal sucessão de ambientes. Separado da casa pelo intervalo da piscina e deck, cria certa tensão entre sua própria volumetria e a casa. Esse espaço de intervalo ganha qualidade na dualidade entre “ver” e “ser visto”, dissolvendo por completo a noção de anexo.


Adentro-me um pouco agora na dinâmica da ligação que existe perpendicularmente aos eixos anteriormente comentados. A sala de televisão e o recreio são passiveis de união apenas com a abertura física das portas que inicialmente os separam. Pode-se dizer que esses dois ambientes mesclam-se a favor de um convívio social mais generoso e mutável. Quase como se o volume superior que abriga os dormitórios houvesse migrado para uma cota mais elevada para a promoção de uma convivência e para o estabelecimento de uma ventilação cruzada como demonstra o croqui abaixo (croqui numero 3)


Entre as duas áreas descritas nos parágrafos anteriores (direita e esquerda), existe um espaço linear que serve de fronteira gradativa entre a abundante espacialidade das salas à esquerda e a domesticidade dos serviços à direita. Seria como um intervalo de transição entre duas distintas partes de um todo.
O pavimento superior abriga quatro suítes com marcada simetria que são acessadas por um corredor imediatamente acima do comentado anteriormente. Uma luz lateral adentra o espaço por uma janela corrida acima da cabeça do visitante e desmistifica esse corredor como tal palavra sugere. Todo esse conjunto descrito faz parte de um envoltório comum destacado no projeto pela função, volumetria e pela cor verde.
En el nivel superior hay cuatro habitaciones en suite con una simetría muy marcada. Se accede por un pasillo iluminado por una ventana superior. El piso superior es una parte de una función común como área privada, marcada por la volumetría de color verde.


As aberturas estão projetadas em preocupação com os toques que acontecem entre as geometrias que formam a casa. São pontos de estresse que mereceram uma atenção especial. Aos vizinhos laterais, as empenas são pouco perfuradas, ao passo que são bastante transparentes nas outras duas faces. A série de aberturas na fachada lateral direita nos indica uma distribuição mais burocrática do programa que foi unificado através de uma pronunciada laje de cobertura que reforça a linearidade do bloco superior. Até mesmo a volumetria do depósito de água segue o academicismo adotado desde o principio que segrega o inteiro em partes, pois além de afastado poucos centímetros do pavimento imediatamente inferior em planta, um distinto valor cromático foi atribuído a essa “caixa” sobressalente em altura.


A lógica dos quadrados regulares facilitou muito os cálculos matemáticos estruturais e a execução da obra, pois um mesmo procedimento construtivo pôde ser adotado para a totalidade do edifício.
La lógica de estos espacios cuadrados ha facilitado los cálculos matemáticos y la performance estructural de la casa, ya que se puede usar la misma lógica constructiva en todo el edificio.
Vãos entre apoios obedeceram a uma mesma proporção e o caminho das forças foi o mais simplificado possível


 

2 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    A casa está composta por 6 quadrados agrupados dois a dois. Dentro dessa regra compositiva, duas subtrações foram feitas nas extremidades opostas entre si para compor dois recintos: a garagem e a área de recreio. As distintas relações que esses vazios estabelecem com o os interiores foram proporcionadas pelos desníveis de piso, transparências e acessibilidade. Dentro dessa dinâmica dos quadrados, quatro eixos virtuais perpendiculares...

    Project details
    • Year 2010
    • Work finished in 2010
    • Status Completed works
    • Type Single-family residence / Interior Design / Custom Furniture
    Archilovers On Instagram
    Lovers 2 users