Loft Urbano | beto faria

São Paulo / Brazil / 2007

2
2 Love 1,916 Visits Published

Esse é um projeto de uma residência urbana, contemporânea, compacta, para um jovem morador com gosto pelo design e arquitetura. Jovem, gosta de receber os amigos. Mesmo compacta, os espaços dos pátios criados na frente e atrás criam uma integração de convívio, variado e pra diferentes momentos.


Em um terreno de 7x19m existia uma construção em nível bem mais alto do que a rua. Optou-se por cavar um pouco mais o terreno para fazer a garagem,  pela dificuldade de estacionamento cada vez maior no bairro, mas deixando um boa área permeável no pátio posterior, onde foi possível ter um pouco de jardim e plantas na área de lazer da casa.


O projeto consiste de um cubo de pé direito duplo, fechado por duas paredes de alvenaria nas laterais e no limite do terreno, com fechamentos de grandes caixilhos nas fachadas anterior e posterior. Um brise com réguas de 3x3cm, em freijó, (madeira resistente e mais estável) sombreiam essas fachadas, leste e oeste, respectivamente.


O piso térreo é ocupado pela garagem.


O piso superior tem uma sala de estar, cozinha, jantar num espaço único, uma varanda na frente, um pátio atrás, lavabo, área de serviço e churrasqueira, ladeada por uma parede de pedras rachão, de concreto ciclópico.


Um mezanino metálico abriga o único dormitório e um banheiro.


A cobertura é feita de telhas metálicas com inclinação mínima.


O projeto teve um bom reaproveitamento de materiais existentes na construção original como: tijolos maciços, que foram mantidos aparentes em uma das paredes laterais, e o assoalho de madeira, utilizado em todos os espaços, exceto banheiro e uma faixa de pastilhas de vidro preta diante da bancada da cozinha. As paredes revestidas com massa única (massa grossa, peneirada e desempenada) são pintadas de cal branca. O banheiro do mezanino e lavabo têm paredes de argamassa armada e estuque de cimento, revestidas de pastilha de vidro somente nas paredes do box do chuveiro. A ventilação e iluminação do banheiro do mezanino são feitas por duas clarabóias, desenhadas como dois grandes dutos que saem na cobertura. O lavabo é coberto por uma única lâmina de vidro temperado e laminado, transparente.


Os caixilhos e o mezanino são de aço, pintados na cor grafite fosco.


A iluminação do projeto utiliza o conceito de luz indireta na maior parte. Feita por arandelas; embutidos em gesso que usam as paredes como rebatedores; uma parede baixa que divide o dormitório do banheiro abriga lâmpadas no topo que funcionam como uma calha de luz que é rebatida no teto, iluminando toda área do mezanino. Três pendentes na área com pé direito duplo fazem a única iluminação direta, para o jantar e cozinha.


O projeto privilegia as cores naturais dos materiais: tijolos, madeira, pedra e, os demais elementos, quando pintados, recebem cores neutras: branco e grafite. A ideia é ter a arquitetura com espaços como base para a manifestação de uso de cores com mais liberdade, nos objetos e mobiliário.


O projeto resultou em 96m². Fica em São Paulo, no bairro da Pompéia.

2 users love this project
Comments
    comment
    user
    Enlarge image

    Esse é um projeto de uma residência urbana, contemporânea, compacta, para um jovem morador com gosto pelo design e arquitetura. Jovem, gosta de receber os amigos. Mesmo compacta, os espaços dos pátios criados na frente e atrás criam uma integração de convívio, variado e pra diferentes momentos. Em um terreno de 7x19m existia uma construção em nível bem mais alto do que a rua. Optou-se por cavar um pouco mais o...

    Project details
    • Year 2007
    • Work started in 2006
    • Work finished in 2007
    • Status Completed works
    • Type Lofts/Penthouses
    Archilovers On Instagram
    Lovers 2 users