2010PLM11 | Rui Farinha
Palmela / Portugal / 2013
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O objectivo foi introduzir num bosque um elemento singular e atractivo ao longo
de 24 horas, no contexto dum projecto de recuperação de um parque.
Até ao momento da produção final, o 2010PLM11, sofreu várias alterações,
tendo em consideração os constrangimentos orçamentais e o leque de
materiais ao dispor bem como das potencialidades futuras do objecto.
O ambiente misterioso de um bosque propício ao aparecimento de um
elemento contrastante, foi explorado na necessidade de se transmitir cor,
modelação, resistência aos factores ambientais (resistiu ao temporal de Janeiro
de 2013), fornecendo a luminosidade suficiente para o cumprimento dos
requisitos da iluminação decorativa.
O seu porte e dimensões procuraram traduzir a escala da mata nomeadamente
do fuste das árvores adolescentes, tendo a escala do “abat-jour” sido
dimensionada e desenhada para não competir com as copas das árvores, mas
ao mesmo tempo destacar-se no seio delas devido á importância das imagens
que suporta.
A peça tem uma altura total de 5,50m sendo composta por um fuste cilíndrico
de diâmetro constante com 4m de altura, em aço galvanizado a quente por
imersão e fixado ao solo por flange e chumbadouros a um maciço de betão e
um “abat-jour” em tela esticada, constituído por quatro quadrantes com
1500mm de altura tendo dois deles um raio interior de 500mm, e os restantes
400mm. O bloco óptico opalino em PMMA foi fixo por encaixe á estrutura,
possui um IP66. Foram escolhidas duas lâmpadas fluorescentes do tipo Philips
Master PL-L de 80W. A necessidade de manutenção foi pensada ao pormenor,
quer no processo de substituição da lâmpadas quer nas telas.
Para além da sua função principal, a ideia de utilização de telas impresas veio
dar corpo á ideia de se produzir uma exposição dos melhores trabalhos
produzidos em matéria de design de comunicação ao longo dos últimos anos
em na autarquia de Palmela.
As memórias, as imagens e as recordações das actividades foram transpostas
para além do espaço temporal, convertendo-se um simples candeeiro numa
peça onde a arte do desenho o transforma numa peça simgular com história.
A intençao foi transformar um candeeiro de desenho simples, num elemento
capaz de se modelar e adaptar através da transformação gráfica a outras
situações que são por exemplo o seu aproveitamento para a publicidade
urbana.
A escolha do nome reflete o movimento, a transformação, a aerodinâmica, que
peça tem, onde a escolha do nome teve como referência a matrícula tipo dos
motociclos onde o mês de Novembro de 2010 em PLM foi o momento do inicio
da criação.
The aim was to introduce a grove a unique and attractive element along
24 hours , in the context of a project to restore a park .
Until the final production, 2010PLM11 , has undergone several changes ,
taking into account the budgetary constraints and the range of
materials on offer as well as the future potential of the object .
The mysterious atmosphere of an environment conducive to the emergence of a grove
contrasting element was operated in the need to impart color ,
modeling, resistance to environmental factors ( resisted the temporal de Janeiro
2013 ) , providing sufficient to fulfill the light
requirements of decorative lighting .
Its size and dimensions have tried to express the scale of the forest including
the bole of trees adolescents , having the scale of the " lampshade " been
sized and designed to not compete with the treetops , but
the same time due to the significance of the images stand out within them
it supports.
The piece has an overall height of 5.50 m and consists of a cylindrical shaft
of constant diameter with 4m high , galvanized steel by hot
immersion and lashed by flange and anchor bolts to a concrete foundation and
a " lampshade " Stretched Canvas , consisting of four quadrants with
1500mm height two of which an inner radius of 500mm , and the remaining
400mm . The opal optical PMMA was fixed by fitting to the structure ,
has an IP66 . Two fluorescent lamps Philips type were chosen
Master PL -L 80W . The need for maintenance was thought to detail ,
either the replacement of lamps or the screens process.
In addition to its main function , the idea of using screens printed, came
give substance to the idea of producing an exhibition of the best works
produced in the field of communication design over the last few years
in the municipality of Palmela .
The memories , the images and memories of the activities were implemented
beyond the timeline, converting a simple lamp in
number where the art of drawing becomes a piece with simgular history.
The intention was to turn a lamp of simple design , an element
able to model and adapt through the graphical processing to other
situations are for example their use for advertising
urban .
The choice of name reflects the movement , processing , aerodynamics , which
part is where the choice of the name has reference to the file type of
motorcycles where the month of November 2010 in PLM was the moment of the beginning
of creation.
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O objectivo foi introduzir num bosque um elemento singular e atractivo ao longo de 24 horas, no contexto dum projecto de recuperação de um parque. Até ao momento da produção final, o 2010PLM11, sofreu várias alterações, tendo em consideração os constrangimentos orçamentais e o leque de materiais ao dispor bem como das potencialidades futuras do objecto. O ambiente misterioso de um bosque propício ao aparecimento de um elemento contrastante, foi explorado na necessidade de se transmitir...
- Year 2013
- Work started in 2010
- Work finished in 2013
- Client C.M.Palmela
- Contractor Schereder Group, Portugal
- Cost 3.500€
- Status Completed works
- Type Lighting Design
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