Studio SC

São Paulo / Brazil / 2011

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POR - O projeto arquitetônico desse estúdio fotográfico, especializado em fotos de alimentos, nasceu de uma concurso interno dentro do StudioMK27. A equipe foi dividida em 3 grupos que trabalharam durante um dia no desenvolvimento de diferentes idéias. A partir desses primeiros esboços, um novo projeto, que em parte era uma síntese de todos e, em parte, um projeto totalmente novo, foi elaborado. No desenho definitivo, o terreno foi dividido longitudinalmente em dois. A parte Norte, com 7,20m de largura e 43,50m de comprimento, não foi edificada, ficando reservada para um generoso jardim. Este espaço funciona como uma esplanada interna para o edifício. A parte Sul, que tem 12,20m de largura por 43,50 de comprimento, foi, por sua vez, totalmente edificada e abriga o programa do estúdio. A entrada realiza-se pelo jardim: grandes portas metálicas deslizantes se abrem inteiramente e deixam o vazio central continuo com o espaço externo. O grande vão do estúdio é cortado por uma passarela de concreto atirantada na cobertura. Esse elemento conecta duas caixas de madeiras e configura um mirante interno. No térreo, o primeiro volume de madeira, mais próximo do estacionamento, contém a recepção e uma sala de tratamento de imagem e, no primeiro andar, uma sala de trabalho iluminada por um pátio interno. O segundo volume, no térreo, abriga depósitos e uma cozinha técnica, que prepara os alimentos para as fotos e, no primeiro andar, uma sala de tratamento de imagem. No último piso fica, além de um grande deck de madeira, uma área social para recepções. Trata-se uma grande cozinha aberta, em que chefs podem preparar refeições completas que são servidas no próprio balcão. Um dos princípios da arquitetura do edifício foi criar um percurso completo, percorrendo a passarela e os principais espaços do estúdio antes do visitante chegar à cozinha superior. Assim, se conhece os lugares de trabalho, mesmo se o estúdio não estiver funcionando. Para esse projeto, o StudioMK27 buscou um uso de materiais industriais e as próprias instalações foram resolvidas com esse pensamento. Todos os acabamentos externos são metálicos e, no espaço interno, houve uma mescla entre o metal e a madeira, que aquece e dá emoção ao ambiente. Este estúdio é também um comentário sobre a relação histórica entre a arquitetura brasileira e a arquitetura japonesa, duas produções que mantem até hoje grande identidade nacional. Os principais arquitetos japoneses contemporâneos se inspiram não só na arquitetura moderna no Japão, mas também na arquitetura modernista brasileira. O projeto do StudioSC incorpora as principais lições dessa arquitetura brasileira produzida entre as décadas de 1930 e 1960, mas também algumas lições da arquitetura contemporânea japonesa que por sua vez se inspira nessa própria produção brasileira. EN - The architectural project of this photography studio, specialized in food photos, emerged from an internal competition held at StudioMK27. The team was divided into 3 groups that worked on the development of different ideas for one day. From these first rough sketches a new project, which, in part, was a synthesis of all these sketches and, in part, an entirely new project, was elaborated. In the definitive design, the land was longitudinally divided into two. The Northern part, with a width of 7.2m and a length of 43.5m, was reserved for a generous garden. This space functions as an internal esplanade for the building. The Southern part, with a width of 12.2m and a length of 43.5m, in turn, was totally built and contains the program of the studio. The entrance is via the garden: large sliding metal doors open in their entirety and create a total continuity between the central emptiness and the external space. The main space of the studio is cut by a concrete walkway suspended from the ceiling. This element connects two wooden boxes and configures an internal overlook. On the ground floor, the first wooden volume, closer to the parking lot, is the reception area and a room for image treatment and, on the first floor a work-room lit by an internal patio. The second volume, on the ground floor, houses storerooms and a technical kitchen, which prepares the food for the photos and, on the first floor, an image treatment room. On the top floor, in addition to a wooden deck, there is a social area for receptions. It is a large open kitchen from which chefs can prepare complete meals which are served right on the counter-top. One of the initial principles of the architecture for the building was to create a complete trajectory, going through the walkway and the main spaces of the studio before the visitor arrives at the upper kitchen. In this way, he is familiar with the work places, even if the studio is not working. For this project, StudioMK27 sought to use industrial materials and installations. All the external finishings are of metal and, in the internal space there is a blend between metal and wood, which warms and affects the environment. This studio is also a commentary about the historic relationship between Brazilian and Japanese architecture, two productions that, until today, maintain a national identity. The principal contemporary Japanese architects are inspired not only by the modern architecture of Japan, but also by the modern architecture of Brazil. The StudioSC project incorporates the main lessons of this Brazilian architecture produced from the 30´s to the 60´s, as well as some lessons from contemporary Japanese architecture which, in turn, was influenced by the Brazilian production.
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